27 de julho de 2025

Morte de aluna vítima de violência sexual foi “tragédia anunciada”, denuncia protesto

Redação

Publicado em 30/01/2023 15:15

Compartilhe:

Um grupo de estudantes protestou em frente à reitoria da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), campus Teresina, pedindo por justiça pela morte da universitária Janaína Bezerra, de 22 anos. Os estudantes afirmaram que a violência sexual e física dentro da UFPI foi uma “tragédia anunciada” e que, por inúmeras vezes, a insegurança dentro da instituição foi denunciada pelos universitários.

O universitário Francisco Caio, que faz História e faz parte do centro acadêmico, participou do ato e falou que o grupo protesta com indignação e revolta. Durante a noite, por exemplo, mesmo com aulas no período noturno, muitos espaço da universidade fica sem a circulação da equipe de segurança e, além disso, falta iluminação em muitos espaços.

“E é através da revolta, do grito, da raiva, da indignação, que a gente pode chamar a atenção, que a gente pode mudar. Não adianta esperar a poeira baixar. Não adianta esperar o pior acontecer de novo para se manifestar de novo. Essa tragédia não foi inusitada, foi anunciada.  Muitas vezes a gente foi vítima de assaltos na universidade. Bandidos entraram e já fizeram professores de refém dentro da sala de aula”, desabafou.

Segundo o diretor do Diretório Central dos Estudantes da UFPI, Fábio Andrade, a falta de segurança é um problema muito antigo da instituição.

“Houve outros casos de violência na universidade, inclusive assaltos em sala de aula, em que professores e alunos foram rendidos. O DCE já foi à administração superior para solicitar reuniões com o intuito de debater a segurança na instituição. Casos de assédio sexual também são muito comuns”, afirmou.

O CRIME 

Vítima de violência sexual, Janaína Bezerra foi encontrada desacorda com pescoço quebrado e vários hematomas pelo corpo na manhã do sábado (29). Um estudante de mestrado da Ufpi, Thiago Mayson da Silva Barbosa, principal suspeito do crime, foi preso em flagrante no sábado (28), após levar a vítima ao hospital.

A violência aconteceu na sala de estudo coletivo do Mestrado após a vítima e o suspeito deixarem uma festa universitária, no Diretório Central de Estudante (DCE), na noite sexta-feira (27). Na sala, a perícia encontrou um colchão ensanguentado.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a participação de mais pessoas na morte da universitária. A equipe policial também apura as razões do estudante Thiago ter acesso livre a uma sala de estudo.

Alunos protestam na ufpi após morte de estudante violentada sexualmente dentro da universidade – Foto: Emanuel Pereira

LUTO POR JANAÍNA 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou que nesta segunda-feira (30),  as atividades acadêmicas e administrativas no Campus de Teresina estarão suspensas em função do Luto Oficial decretado pela UFPI em memória da aluna Janaina da Silva Bezerra.

VIGÍLIA NA UFPI

Amigos e colegas de turma da estudante Janaína Bezerra da Silva, morta violentamente, no sábado (28), vão realizar nesta segunda-feira (30) uma vigília em homenagem à jovem na Universidade Federal do Piauí.

O ato está previsto para acontecer a partir das 16h, partindo da praça em frente a reitoria da UFPI, em seguida, o grupo fará uma caminhada até o Carretel, que fica no Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), onde Janaína estudava.

Alunos protestam na ufpi após morte de estudante violentada sexualmente dentro da universidade – Foto: Emanuel Pereira

Em publicação nas redes sociais o Cacos Ufpi disse, “o Carretel é o espaço de convívio dos estudantes de jornalismo, e o local que recebemos os calouros, que nos manifestamos artisticamente, que trocamos afeto. Por isso, será nosso ponto central de homenagem à Jana”.

Os pais e familiares de Janaína foram convidados para o evento. Durante a vigília, os amigos e colegas de turma vão ler poemas, fazer orações, realizar um momento de silêncio e reflexão, além de uma soltura de balões.

 

LEIA MAIS 

Estudante morre após ser encontrada desacordada dentro da UFPI em Teresina

Comoção marca velório de Janaína Bezerra; Polícia Civil pede prisão preventiva do suspeito

UFPI diz que não autorizou festa em que estudante foi encontrada desacordada

Estudante encontrada na UFPI tinha lesões e sinais de violência sexual, diz DHPP

Estudante da UFPI teve pescoço quebrado e foi estuprada, aponta laudo

Vigília na UFPI vai homenagear estudante morta e pedir por justiça

Luto por Janaína: Ufpi suspende atividades nesta segunda (30)

Caso Janaína: DHPP investiga envolvimento de mais pessoas e acesso livre à sala da Ufpi

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

 

 

Leia também: