
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
O céu da capital piauiense registrou, nesta terça-feira (31), um fenômeno raro: o arco-íris duplo. As faixas coloridas apareceram no céu nublado por volta das 16h e vários teresinenses compartilharam imagens nas redes sociais.
O professor Werton Costa, geógrafo e climatologista, explicou que o arco-íris acontece devido ao fracionamento da luz solar.
“Quando se tem uma chuva tênue, um sereno, gotas bem pequenas, a luz do Sol, ao atravessar essas gotas, é fracionada e libera os outros espectros, ou seja, dentro da luz branca do Sol estão todas as cores do arco-íris, e as cores ficam em forma de arco para acompanhar a curvatura da Terra”, disse.
De acordo com o especialista, o arco-íris duplo indica que a luz foi fracionada duas vezes, fenômeno causado pelo tamanho maior das gotículas de água.
“Quando nós temos o arco-íris duplo, isso significa que a luz é fracionada duas vezes. Há a primeira fração, primeira refração e segunda refração, então forma-se o primeiro arco e o segundo arco. Isso só acontece porque as gotas d’água que estão em suspensão no céu são maiores do que a média. Um detalhe importante é que o segundo arco é sempre mais fraco, tênue, e as cores são invertidas, ele é o contrário do primeiro arco-íris”, comentou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.