
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
Após o mês de janeiro registrar chuvas intensas em todo o Piauí, fevereiro começou com o céu nublado e a expectativa de que as precipitações continuem. Segundo o professor de climatologia, Werton Costa, a qualidade do período chuvoso depende de dois fatores: a temperatura do Oceano Atlântico e o fenômeno La Ninã.
“Nesse momento, as águas do Atlântico estão aquecidas e isso aumenta a quantidade de vapor e de nuvens no litoral piauiense. Porém, no Oceano Pacífico, está ocorrendo a La Niña, que promove o resfriamento das águas e aumenta a velocidade dos ventos e trazem as nuvens de chuva para a Região Nordeste. A combinação desses fatores vai influenciar na distribuição das chuvas em fevereiro”, disse.
Para o especialista, as chuvas ocorridas em janeiro estiveram muito concentradas nos municípios piauienses vizinhos ao estado do Maranhão. Este cenário deve mudar neste mês.
“As chuvas do último mês ficaram concentradas porque a Zona de Convergência Intertropical estava sobre a faixa amazônica e isso fez chover intensamente em Teresina e região metropolitana. Em fevereiro, vai haver melhor distribuição do volume de chuvas”, garantiu.
A intensidade das chuvas deve diminuir em alguns municípios da região sudeste, próximos ao Maranhão, enquanto o litoral piauiense pode registrar precipitações acima da média. O volume de chuvas em Teresina e nas demais áreas do estado devem ficar dentro da normalidade.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram