
Atualizada às 12h58
Carlienne Carpaso e Jonas Carvalho
carliene@tvclube.com.br
Tomaram posse na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quarta-feira (1º), os 30 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022.
Assumindo o primeiro mandato na Casa, o deputado Felipe Sampaio (MDB) – filho do vice-governador Themístocles Filho (MDB) – disse que pretende exercer o ofício no parlamentar fiscalizando as atividades do Poder Executivo e cobrando soluções.
“Eu quero ser participativo, estar nas cidades, nos hospitais, ver o que está faltando, como podemos contribuir e melhorando a saúde. Quero ser esse político participativo escutando a população de perto”, disse.
O deputado Jeová Alencar (Republicanos), que recentemente deixou o mandato de vereador para assumir uma cadeira na Alepi, afirmou que a experiência no parlamento municipal será fundamental para os trabalhos na Assembleia Legislativa.
“É importante manter o bom convívio, o respeito aos colegas. Aqueles que discordarem da nossa opinião, sempre terão o nosso respeito. Queremos somar, mantendo o espírito de coletividade e quem ganha com isso é o povo”, destacou.
Já o deputado Hélio Isaías (PT), que está no exercício do sexta mandato na Casa, disse que vai manter o diálogo com o Poder Executivo para garantir parcerias que beneficiem os municípios.
“A expectativa é sempre poder contribuir com a população do estado do Piauí, apresentando projetos, propostas, fiscalizando, buscando parcerias com o Poder Executivo. Essas serão as nossas metas mais uma vez para esse mandato que se renova”, afirmou.
SOLENIDADES
A primeira sessão plenária do ano foi marcada pela presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). No entanto, a leitura da Mensagem Anual, abrindo oficialmente o Ano Legislativo, ficou para quinta-feira (2)
A eleição da Mesa Diretora – com a eleição dos deputados Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB) para os biênios 2023/2024 e 2025/2026, respectivamente – vai ocorrer ainda hoje.
Os parlamentares devem participaram da foto oficial, na Avenida Marechal Castelo Branco, somente na quinta-feira (2).
LISTA DOS DEPUTADOS EMPOSSADOS
Aldo Gil (PP)
Ana Paula Mendes (MDB)
Henrique Pires (MDB)
Bárbara do Firmino (PP)
Coronel Carlos Augusto (MDB)
Evaldo Gomes (Solidariedade)
Fábio Xavier (PT)
Fábio Novo (PT)
Felipe Sampaio (MDB)
Firmino Paulo (PT)
Flávio Nogueira Júnior (PT)
Francisco Limma (PT)
Franzé Silva (PT)
Georgiano Neto (MDB)
Gil Carlos (PT)
Gustavo Neiva (PP)
Hélio Isaías (PT)
Janaínna Marques (PT)
Jeová Alencar (Republicanos)
João Mádison (MDB)
Dr. Hélio Oliveira (MDB)
Nerinho (PT)
Marden Meneses (PP)
Gracinha Mão Santa (PP)
Pablo Santos (MDB)
Rubens Vieira (PT)
Severo Eulálio (MDB)
Thales Coelho (PP)
Vinícius Nascimento (PT)
Wilson Brandão (PP)

RENOVAÇÃO E BLOCOS PARTIDÁRIOS
Em levantamento feito pelo portal ClubeNews, houve uma renovação de 33,3% na Casa Legislativa e somente cinco partidos sobreviveram ao processo eleitoral. Isso representa o fortalecimento de legendas consideradas robustas.
O Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu dobrar o número de deputados em comparação às eleições de 2018, quando elegeu seis parlamentares. Em 2022, o partido conseguiu eleger 12 nomes e se tornou o maior partido da Alepi.
O MDB é o segundo na lista das maiores legendas, com nove deputados estaduais. Em 2018, o partido conseguiu eleger seis parlamentares. MDB e PT vão compor a base do Governo Rafael Fonteles (PT) para 2023.
O terceiro partido que cresceu na Assembleia foi o Progressistas. A sigla subiu para sete deputados na Casa – enquanto, em 2018, tinha seis nomes.
O Progressistas atuará como partido de oposição ao Governo. Republicanos e Solidariedade mantiveram suas cadeiras na Casa, mas com apenas um representante cada.
ASSEMBLEIA ITINERANTE
O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), destacou os projetos que serão implementados ao longo do mandato à frente do Poder Legislativo. Segundo o parlamentar, a Casa discute a criação da Assembleia Itinerante com o atendimento de serviços básicos aos municípios do Piauí.
“Vamos abrir cada vez mais essa Casa Legislativa Estadual à população, discutir a mudança do horário para que a gente possa ter a possibilidade de acompanhar as nossas lideranças nos seus pleitos. Também dialogamos a possibilidade de fazer a Assembleia Itinerante, que a gente saia de Teresina e possamos ir a cada canto do estado”, ressaltou.
LEIA MAIS
PODER EXECUTIVO: deputados aguardam posse na Alepi para assumir secretarias do Governo
MESA DIRETORA: deputados formam chapas para Mesa Diretora; veja possível composição
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram