29 de julho de 2025

Senadores eleitos em 2022 tomam posse no Congresso Nacional

Redação

Publicado em 01/02/2023 19:57

Compartilhe:

Congresso Nacional. (Foto: Agência Brasil/EBC)

Os 27 senadores eleitos em outubro do ano passado tomaram posse nesta quarta-feira (1º) no plenário do Senado. A posse ocorreu na chamada reunião preparatória para a primeira sessão legislativa. Entre os eleitos que tomaram posse está o ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que foi exonerado do comando do Ministério do Desenvolvimento Social para assumir a cadeira do Senado.

Além de Wellington, outros senadores eleitos foram escolhidos pelo presidente Lula para compor o primeiro escalão do governo: Flávio Dino (PSB-MA) foi escolhido ministro da Justiça; Camilo Santana (PT-CE), o ministro da Educação; e Renan Filho (MDB-AL), ministro dos Transportes.

Segundo a Constituição, o parlamentar que assume cargo de ministro não perde o mandato no Congresso Nacional. Logo após serem empossados como senadores, os quatro devem retornar aos ministérios e deixar as cadeiras com os suplentes de cada chapa. No caso de Wellington, assume Jussara Lima.

Em seguida começará a segunda reunião preparatória, destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Concorrem ao cargo o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Rogério Marinho (PL-RN), que acabou de ser empossado. Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu da candidatura para apoiar Marinho.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: