8 de julho de 2025

Agentes comunitários: sindicato reinvidica insalubridade e reajuste salarial

Redação

Publicado em 03/02/2023 13:00

Compartilhe:

Arquivo – Agentes visitam casas em Teresina – Foto: arquivo pessoal

 

Os agentes comunitários de Saúde de Teresina denunciaram, recentemente, que estavam sem receber o adicional de insalubridade por parte da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A situação, segundo a FMS, foi resolvido após uma falha no sistema. Mas, você sabe as razões da importância de receber esse beneficio?  Esse adicional se dá como uma forma de proteção ao funcionário que atua em ambientes que podem ser nocivos à saúde.

O secretário-geral do Sindast, Genaldo Sousa, explicou a situação ao Portal ClubeNews. “O agente comunitário de saúde faz o trabalho nas casas, realizando a busca ativa de pessoas com tuberculose e várias outras doenças transmissíveis, além de atuarmos nas ruas. Daí já observamos que o nosso trabalho é insalubre”.

“Os agentes trabalham buscando foco de dengue, leishmaniose, calazar. Muitos trabalham com larvas e coletas de sangue de cachorros é um trabalho altamente insalubre”, conta Sousa.

O secretário-geral do Sindast, Genaldo Sousa, explica que os profissionais trabalham diretamente na busca ativa de pessoas com determinados tipos de doenças.

OUTRAS DEMANDAS 

O Sindicato dos Agentes de Saúde de Teresina (Sindast) também reivindica:

  • Piso salarial de dois salários mínimos
  • Fardamento completo
  • Vale transporte para agentes que tenha residência fixa distante da UBS que trabalham
  • Reajuste dos plantões no Centro de Zoonoses
  • Reajuste do auxílio protetor solar que está sem aumento desde 2012

PISO SALARIAL 

Outro ponto que a categoria alega é a implementação do piso salarial. Genaldo Sousa conta que foi aprovada a emenda que determina que o piso dos agentes de saúde passam a ser dois salários mínimos, o que ele afirma que não está sendo cumprido pela Prefeitura Municipal de Teresina.

“Quando aumenta o salário mínimo, imediatamente aumenta o nosso piso. Infelizmente, fomos surpreendidos que não teve reajuste no nosso piso salarial por parte da prefeitura, e nós já havíamos alertado a FMS”, destaca o secretário-geral.

MANIFESTAÇÃO 

Na segunda-feira (31), os agentes de saúde por meio do sindicato da categoria realizaram uma manifestação em frente a FMS para pedir a solução do corte da insalubridade.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde destacou que houve um problema no Sistema que gerencia a folha de pagamento.

COMUNICADO

A Diretoria de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que houve um problema no Sistema que gerencia a folha de pagamento, e com isso a insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias não foi contabilizada. Porém, a diretoria informa que até sexta-feira (03) o valor será pago em folha suplementar e estará disponível nas contas.”

Ao portal ClubeNews, na sexta-feira (3), o sindicato relatou que ‘foi depositado o adicional da insalubridade. Já o reajuste do piso sera pago em folha de fevereiro com diferença de janeiro retroativa”.

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias