
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
Com a chegada do período chuvoso, o número de casos da chamada virose da mosca aumentou em Teresina. Mesmo que o ambiente esteja limpo, elas sempre aparecem e podem transmitir doença a todos.
A dona de casa Cleudimar busca deixar a residência sempre limpa porque ela é paciente renal e faz hemodiálise, mas isso não impediu a dona de casa de ficar doente. “Eu comecei a sentir muitas náuseas, dores abdominais e ânsia de vômito”, relatou
Segundo a professora de parasitologia Veruska Barros, quanto maior o acúmulo de lixo, mais rápido as moscas se proliferam.
“Quando elas pousam sobre o lixo, microorganismos podem grudar em suas patas. Em seguida, a mosca pode pousar em um alimento e transmitir a doença para quem comê-lo”, disse.
SINTOMAS
A virose da mosca pode ser identificada pelos seguintes sintomas:
- Náusea;
- vômito;
- coriza;
- diarreia;
- dor no corpo;
- febre;
- cólica abdominal;
- ardência nos olhos.
Conforme a médica pediatra Anenísia Andrade, estes sinais se manifestam principalmente em crianças. “Normalmente, a criança pode ter um quadro de náusea e vomitar bastante, mas pode ser que isso não aconteça e tenha somente um quadro de diarreia, que costuma ser bastante líquida e em abundância”, afirmou.
PREVENÇÃO
A médica pediatra destaca que alguns cuidados que a população aprendeu durante a pandemia da Covid-19, como lavar bem as mãos e usar álcool-gel, podem evitar a virose da mosca.
“É preciso também higienizar bem os alimentos e qualquer outro objeto tocado pelas crianças, poque tudo que ela levar à boca pode transmitir a doença”, pontuou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram