
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
Os vereadores de Teresina entregaram, nesta terça-feira (14), ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), um documento com propostas para a melhoria do transporte coletivo da cidade. A minuta foi elaborada, na sexta-feira (10), sob o aval dos líderes partidários que compõem a Câmara Municipal. Dentre as propostas está o aumento imediato da frota de 220 para 300 veículos.
Os parlamentares formaram uma comitiva e, após o término da sessão ordinária, na Câmara Municipal, se deslocaram até o Palácio da Cidade, no Centro de Teresina. Ao menos 10 vereadores participaram do ato e foram recepcionados no gabinete do prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel (PDT), reforçou que as reivindicações descritas na minuta propõem soluções imediatas para a problemática do transporte. Os parlamentares também defendem, futuramente, a instituição de um novo estudo de origem e destino dos passageiros.
“Esse documento que vamos entregar hoje visa resolver a demanda a curto prazo, ou seja, para depois do Carnaval. A gente apresenta aqui o aumento de 220 para 300 ônibus no horário de pico, e de 100 para 130 nos horários normais, que resolveriam esse problema de forma imediata. Isso resolveria o problema da população”, informou.
Análise do documento
A portas fechadas, o encontro durou cerca de 30 minutos. Após a reunião, o prefeito Dr. Pessoa disse que em um período de uma semana encaminhará à Câmara Municipal um parecer quanto às propostas. Enquanto isso, o Chefe do Executivo irá analisar os pontos levantados pelos parlamentares.
“Eu ainda não li o conteúdo, mas a Câmara Municipal de Teresina, que vai se somar ao Executivo, terá um resultado satisfatório pata a cidade. O Enzo Samuel sempre diz que trabalha para o povo, que o elegeu. Então, nós estamos recebendo com orgulho. Vamos ler e dar uma resposta para a sociedade”, garantiu.
Rompimento do contrato
O representante da oposição, na Câmara, vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), manteve tom de cobrança em relação ao Poder Executivo. A longo prazo, o parlamentar defende o rompimento do atual contrato com as empresas que prestam o serviço na capital.
“Nós apoiamos a iniciativa do presidente Enzo, que traz uma solução imediata. Três meses é tempo demais para quem já esperou tanto tempo. O prefeito se elegeu no discurso de solução do problema. Já se passaram mais da metade do nosso mandato. As soluções têm que ser, primeiro, imediatas. Depois, romper o contrato”, cobrou o vereador.
LEIA TRECHO DO DOCUMENTO
“Assim sendo, na reunião supramencionada ficou acordado entre todos os presentes a possibilidade de que seja aumentada a frota de ônibus de 220 (duzentos e vinte) para 300 (trezentos) veículos operando no sistema de transporte coletivo nos horários de maiores picos que são das 5h às 8h30 (manhã) e das 17h às 18h30 (tarde), como uma medida, ainda que provisória, mas importante para diminuir os prejuízos dos setores e os transtornos causados aos munícipes”.
“Por outro lado, em razão do aumento da frota de ônibus, o valor repassado contratualmente pela Prefeitura Municipal de Teresina ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina – SETUT, no montante de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) seria aumentado para R$ 6.300.000,00 (seis milhões e trezentos mil reais), visando garantir os reajustes legais a serem concedidos aos trabalhadores do sistema de transporte”.
LEIA MAIS
CMT deve acionar a Justiça se prefeitura de Teresina ignorar propostas sobre transporte coletivo
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.