Os enfermeiros do Piauí realizam, nesta terça-feira (14), uma manifestação a favor da aplicação do Piso Salarial da Enfermagem. A manifestação é nacional. No Piauí, o ato é organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi).
A concentração do protesto aconteceu em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina. Além da capital, a classe da enfermagem das cidades de Picos, Floriano, Bom Jesus, Jaicós, Parnaíba, Corrente, Paranaguá, Monte Alegre, Piracuruca e Joaquim Pires, também estão realizando atos em favor da causa.
Piso Salarial
O Sindicato afirma que o Piso Salarial da Enfermagem já foi estabelecido por lei, após intenso processo de elaboração de Projeto de Lei, PEC(Projeto de Emenda Constitucional) e sanção no senado, câmara federal e presidência da república.
Mas, no mês que seria aplicado ao salário da Enfermagem, foi suspenso pelo STF(Supremo Tribunal Federal) que cobrou apresentação de fontes de custeio.
Já existem projetos que norteiam o custeio para o Piso Salarial, no entanto, devem ser validadas por meio de Medida Provisória(MP), normas com força de lei editadas pelo Presidente da República em situações de relevância e urgência.
De acordo com a CNTS, recentemente, aconteceram reuniões do Grupo de Trabalho que já redigiram o texto para a MP que vai destravar o pagamento do piso. O documento foi entregue ao Ministério Público do Trabalho.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.