7 de julho de 2025

Policiais salvam bebê de um mês engasgado em Valença do Piauí

Isadora Cavalcante

Publicado em 14/02/2023 10:42

Compartilhe:

Policiais da Força Tática de Valença do Piauí – Foto: PMPI

 

Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com.br

Um bebê, com o nome de Ana Beatriz, de apenas um mês de idade, foi socorrido pela Força Tática do 23° Batalhão após sofrer engasgo, no município de Valença do Piauí, na noite de sexta-feira (10).

A situação aconteceu após a mãe da bebê, identificada como Graciana, ao notar que sua filha estava em seus braços sem reação, possivelmente em decorrência do corpo estranho que causava o engasgo. Ela levou a criança ao Batalhão de Polícia Militar pedindo ajuda.

Conforme a Força Tática do Piauí, os policiais aplicaram a manobra de Heimlich na bebê, que teve o objeto estranho expelido para fora da garganta.

Em seguida, Ana Beatriz foi levada ao Hospital Regional Eustáquio Portela em Valença do Piauí para uma avaliação médica.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho:

Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como agir em caso de engasgo em bebês:

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

 

Leia também: