27 de julho de 2025

Sem eventos: Carnaval do litoral do Piauí registra baixa procura de turistas

Luana Fontenele

Publicado em 20/02/2023 17:20

Compartilhe:

 

Praia de Macapá. (Foto: TV Clube)

Um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), apontou que neste ano a taxa de ocupação da rede hoteleira no Piauí é a menor entre os Estados do Nordeste.

Enquanto Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte se aproximam de 100% de ocupação, o Piauí registrou 69%.

Para atrair os foliões que vieram para o Litoral piauiense, o empresário Carlos Eduardo Marques precisou alterar a tabela de valores das diárias da sua pousada que fica em Luís Correia.

Empresário Carlos Eduardo Marques. (Foto: reprodução/ TV Clube)

“Nossa mudança de público foi provocada pela falta de um grande evento. Infelizmente, pela falta dessa evento, tivemos uma mudança de público. Não é mais aquela pessoa festeira, que busca animações, o que automaticamente dá uma grande movimento na cidade. Como houve essa procura menor, tivemos que fazer adaptações como baixa de valores e a redução no mínimo de diárias”, conta o empresário.

Após dois anos sem as festividades de Carnaval por conta da Covid-19, as pessoas que trabalham diretamente com o turismo da região esperavam resultados melhores dos quais estão sendo registrados neste Carnaval.

A turismóloga Heide Kanitz explica que faltou organização do setor público e privado para atrair mais pessoas. E aponta que o caminho é o planejamento antecipado de datas comemorativas como os feriados prolongados.

Turismóloga Heide Kanitz. (Foto: reprodução/ TV Clube)

“O ponto fundamental é o planejamento antecipado, o interesse, a locação de recursos e o diálogo entre os setores, para que essas festas possam ser retomadas com a grandiosidade que o nosso Litoral merece. O público quer participar desses eventos após tanto tempo”, conta a turismóloga .

Com a falta de grandes eventos e festividades, o perfil do turista que busca litoral mudou. São pessoas que estão em busca de descanso e tranquilidade.

Praia de Macapá. (Foto: TV Clube)

 

“É um Carnaval atípico. Quem vem para o Litoral quer descanso e sossego, e vai encontrar”, afirma Paulo Afonso, dono de pousada.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: