8 de julho de 2025

Falta de conhecimento impede empreendedores de vender

Emanuel Pereira

Publicado em 25/02/2023 15:00

Compartilhe:

Foto: Pixabay

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

Basta olhar as redes sociais para notar o grande número de perfis comerciais. A maioria, pertencem a profissionais autônomos que encontraram, no tráfego digital, uma chance de promover seus trabalhos e impulsionar o faturamento. É impossível imaginar a prosperidade de um negócio sem o uso deste mecanismo, mas ainda existem muitos empreendedores que não sabem gerir vendas online.

Dona Cruzinha, de 66 anos, produz artesanato religioso há 48 anos e sempre está presente em feiras de empreendedorismo no Centro de Teresina. A artesã não tem acesso às redes sociais e, dessa forma, perde uma excelente oportunidade para divulgar seu trabalho.

“Eu tenho medo de comprar um celular moderno e ser assaltada. A minha propaganda ainda é feita boca a boca ou nos eventos de artesãs que eu sempre participo. Eu também gasto bastante fazendo ligações para as minhas amigas, pois elas têm redes sociais e divulgam para mim. Não uso também porque não sei mexer nisso”, disse.

Sobre este assunto, o Portal ClubeNews conversou com a empresária e assessora de comunicação Ravenna Araújo, que avaliou a situação de empreendedoras como Dona Cruzinha e apresentou alternativas para enfrentar essas dificuldades.

FALTA CONHECIMENTO

Conforme Ravenna, a maioria dos micro e pequenos empreendedores tem grande desejo de trabalhar com vendas digitais, no entanto, não possuem o conhecimento necessário para fomentar os negócios.

“Estas pessoas ainda não sabem mexer nas redes sociais, desconhecem as ferramentas digitais e plataformas de marketing. Isso dificulta o ingresso desses empreendedores no mundo digital”, afirmou.

Outro problema é a falta de recursos para investir em empresas especializadas em divulgações. Isso também dificulta a projeção da empresa no mercado.

“Muitas vezes, o empreendedor está no início ou o negócio ainda é muito pequeno, impossibilitando o pagamento de uma empresa que possa realizar a gestão das vendas online”, disse.

COMO ADQUIRIR CONHECIMENTO?

A empresária acredita que o poder público deve tomar novas iniciativas para difundir informações sobre marketing digital. O Estado deve estar mais próximo, identificar as necessidades dos empreendedores e descentralizar o conhecimento.

“O conhecimento é público. Por isso, é preciso investir em cursos gratuitos em associações empresariais e de bairro, levando o conhecimento para toda a população, especialmente em uma cidade como Teresina, onde as pessoas têm dificuldade para locomoção”, destacou.

Ravenna alerta que os empreendedores não devem somente esperar por iniciativas do poder público. Quem não tem como pagar um transporte para frequentar uma capacitação pode buscá-la gratuitamente na internet, basta ter paciência e organização.

“A maioria passa o dia inteiro ocupada, dentro do estabelecimento, sem ter condições de sair por algumas horas para assistir aulas. Por isso, buscar conteúdos online e grátis é uma alternativa razoável para quem tem mesmo o interesse de aprender sobre marketing digital”, pontuou.

Ravenna Araújo (Foto: Arquivo pessoal)

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: