
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A ascensão de mulheres no mundo dos negócios chama a atenção no Piauí e em todo o país. A maioria delas compartilham três características peculiares, que transformam o empreendedorismo feminino em fonte de inspiração.
A estudante de marketing Luaneide Mendes teve de mudar toda a sua rotina ao descobrir que o filho Hugo Cristiano, de 4 anos, possui transtorno do espectro autista (TEA). Entre idas e vindas de consultas com médicos e terapeutas, ela percebeu que precisava ter mais tempo para cuidar do pequeno e, simultaneamente, ganhar dinheiro sem sair de casa.
Durante a pandemia da Covid-19, a preocupação com a saúde da família fez Luaneide encontrar uma solução: empreender. Ela fez um curso de confeitaria e começou a trabalhar na própria cozinha.
“Sempre gostei de cozinhar e percebi que eu tinha de empreender dentro de casa. Minha primeira venda foi um bolo caseiro. Em seguida, fiz outros tipos de bolo e as encomendas aumentaram. Agora, já tenho até um canal no YouTube para ensinar o que aprendi. Eu trabalho, estudo e grabo vídeo em casa ao lado do meu filho”, disse.
Segundo a especialista e palestrante Priscilla de Sá, Luaneide, assim como tantas outras mulheres, possui qualidades recorrentes às empreendedoras brasileiras.
A seguir, saiba quais são as três características que tornam mulheres de negócios ainda mais admiráveis.
DESEJO DE AJUDAR A QUEM AMA
Priscilla relata que mulheres empreendedoras, especialmente as que já se tornaram mães, abrem o próprio negócio com o anseio de ajudar a família.
Muitas delas deixam até mesmo o emprego de carteira assinada para trabalhar mais próximas das pessoas que amam.
“Essa mulher tem o papel de ser fonte de informação, cuidado e proteção à sua família. Ela quer ampliar o patrimônio e incluir os familiares no negócio”, disse.
BUSCA CONSTANTE PELA EVOLUÇÃO
Uma mulher empreendedora não é acomodada nem permanece estagnada no mesmo lugar por muito tempo. Ela está sempre em busca de novas informações e capacitações.
Com um olhar apurado, a mulher de negócios descobre onde e como pode evoluir.
“Elas estão voltadas para algum aspecto que pode melhorar. Para estas empreendedoras, produtos e serviços sempre podem ser aperfeiçoados de algum modo”, declarou.
PRIORIZAM O CUIDADO
O cuidado também está presente na relação de negócios. Além de prezar pelo bem-estar da família, empreendedoras também se preocupam e manter contatos permanentes com clientes e parceiros.
“Mulheres líderes de negócios priorizam o cuidado das pessoas. Cultivam relacionamentos de longo prazo com clientes, fornecedores e colaboradores”, enfatizou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram