A partir desta segunda-feira (27), mais 347 municípios do país terão autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz.
No Piauí, doze cidades receberão o sinal que somente Teresina possuía desde setembro de 2022. A nova tecnologia garante uma conexão até 100 vezes mais rápidas que o 4G.
“Essas cidades, junto com Timon (MA), onde o sinal também foi liberado, compõe o que a gente chama de Ride, Região integrada de desenvolvimento, uma espécie de região metropolitana da grande Teresina, explicou Francisco José Matias, gerente regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Piauí.
As cidades contempladas são:
- Altos
Beneditinos
Coivaras
Curralinhos
Demerval Lobão
José de Freitas
Lagoa Alegre
Lagoa do Piauí
Miguel Leão
Monsenhor Gil
Nazária
União
Ativação do Sinal
Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados.
As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.
E apesar da liberação, na prática, isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios.
No caso de municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes, o cronograma de atendimento estabelece por exemplo, metas ano a ano até 2029.
Para 2023, até 31 de julho, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Pelo compromisso firmado será, no mínimo, uma antena para cada 50 mil habitantes.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram