
Dois empresários foram presos em flagrante suspeitos de crime contra a ordem tributária, durante a Operação Interditados, que acontece nesta quinta-feira (2). Além das prisões, três lojas que vende aparelhos celulares, em especial iPhone foram interditadas.
Todo o material das três lojas foram apreendidas, duas no Shopping da Cidade e outra na avenida Raul Lopes. As equipes contabilizam todo o material apreendido, inclusive celulares.
BALANÇO DA OPERAÇÃO ATÉ ÀS 17H:
– Um empresário preso em flagrante por crime de descaminho (crime de ordem tributária)
– Um homem preso em flagrante com munições 9 mm e crime de descaminho
– 10 boletins de ocorrência registrados em decorrência das apreensões
– dois Termos Circunstanciados de Ocorrências por receptação
– 10 pessoas foram conduzidas à delegacia de Polícia Civil
– Apreensão de uma mochila abandonada com celulares e acessórios
– Uma máquina de solda abandonada foi apreendida
– 48 celulares apreendidos
– Duas armas brancas apreendidasO delegado Tales Gomes, da Gerência de Polícia Especializada (GPE), relatou que também “foram checados dados pessoais de 65 pessoas a fim de encontrar mandado em aberto. (Elas) tiveram os telefones checados quanto à ocorrência de roubo. Após as consultas, foram liberadas”.
CRIME ORGANIZADO: DO FURTO À RECEPTAÇÃO
O diretor de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança (SSP-PI), delegado Anchieta Nery, alertou que o roubo e furto de celulares ainda existe porque pessoas continuam a comprar esses aparelhos, mesmo sabendo da procedência ilícita.
Nesta quinta-feira (2), dois empresários – que trabalham na comercialização de celulares em Teresina – foram presos em flagrante suspeitos de crime contra a ordem tributária, durante a Operação Interditados, que acontece nesta quinta-feira (2). Além das prisões, três lojas que vende aparelhos celulares, em especial iPhone foram interditadas.
Nery acrescentou que a operação integra o programa de enfrentamento de roubos e furtos de celulares, iniciado pela Secretaria de Segurança.
O governador do Estado, Rafael Fonteles, na sexta-feira (3), deve oficializar a criação de uma delegacia específica para esse tipo de crime.
“Esse crime só ganha força porque: existem pessoas que praticam o crime, as que fazem a receptação, as que colocam de volta esse material no mercado e as quem compram esse tipo de eletrônico. Queremos esclarecer que quem compra esses aparelhos sem comprovação de origem está sujeito a responder um procedimento criminal”, alerta Nery.
A OPERAÇÃO
A Operação Interditados iniciou, nesta quinta-feira (2), pelas equipes da Superintendência de Operações Integradas (SOI), Diretoria de Inteligência (DINT) e do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO). Ela aconteceu com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e Guarda Municipal de Teresina.
As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão e de suspensão das atividades econômicas em lojas de aparelhos telefônicos em Teresina. Durante a ação, dois empresários foram presos em flagrante.
O superintendente de Operações Integradas da SSP/PI (Secretária de Segurança Pública do Piauí), delegado Matheus Zanatta, destacou que um dos homens foi preso pelo crime de descaminho e outro por posse irregular de munições.
LEIA MAIS
Operação Interditados: dois suspeitos são presos e loja é interditada no Centro de Teresina
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram