27 de julho de 2025

Projeto incentiva mulheres a expandir o próprio negócio no Piauí; conheça

Emanuel Pereira

Publicado em 05/03/2023 19:00

Compartilhe:

Encontro de empreendedoras em Altos (Foto: Reprodução/Instagram @mulherempreendedorapiaui)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

Uma rede de apoio para incentivar mulheres donas do próprio negócio é essencial à expansão do empreendedorismo feminino. Com este propósito, a empresária Milena Bida, de 35 anos, desenvolveu um movimento de fomento às empreendedoras no município de Altos, a 38km de Teresina.

Ciente de que o empreendedorismo feminino intensifica a economia local e gera empregos, Milena busca potencializar a capacidade criativa das mulheres que almejam expandir seus negócios.

Nesta matéria especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Portal ClubeNews vai apresentar o Movimento “Mulher Empreendedora Piauí”, cujo intuito é promover a sororidade e ajudar estas mulheres a alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

Milena Bida (Foto: Arquivo pessoal)

COMO TUDO COMEÇOU

Conforme Milena, o projeto iniciou com um grupo de whatsapp para divulgar os trabalhos de várias empreendedoras locais. Esta iniciativa foi tomada após perceber que estas profissionais carecem de conhecimento e liderança.

“Vi aspectos em que essas mulheres poderiam se desenvolver mais. Em algumas, faltava coragem. Outras estavam acomodadas a empreender somente para conseguir uma pequena renda extra. Tinha profissionais com muita força de vontade também, mas faltava conhecimento sobre empreendedorismo”, disse.

Para a líder do movimento, estimular o empreendedorismo feminino acarreta benefícios para a economia do município e à população.

“Garantir o sucesso dos empreendimentos de cada mulher está diretamente ligado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade e à qualidade de vida de muitas famílias”, pontuou.

EXPANSÃO

O movimento não permaneceu restrito às redes sociais, pois a coordenadora logo percebeu a necessidade de expansão.

Milena procurou apoio do poder público municipal e, agora, realiza cursos práticos e teóricos de capacitação para empreendedoras.

” Levei ao prefeito o projeto de criar um Workshop para comemorar o dia do empreendedorismo. Então, no último dia 9 de dezembro, tivemos o primeiro Workshop Empreendedorismo feminino em Altos, com mais de 120 inscrições. Nesse momento, estamos dando suporte ao projeto mulheres empreendem, com nove oficinas que começaram dia 31 de janeiro e encerram dia 24 de fevereiro. Além disso, temos também um grupo de apoio com troca de conhecimento e vendas, com mais de 280 mulheres”, declarou.

O Dia Internacional da Mulher recorda as grandes conquistas das mulheres ao longo da história, dentre as quais, a consolidação do público feminino no empreendedorismo. A líder do movimento enaltece cada vitória e acredita no poder de expansão das mulheres.

“Saímos de um mundo onde ainda conquistávamos os nossos direitos básicos e agora estamos começando a subir a escada do sucesso. Muitas ainda têm a ideia de que mulher apenas completa a renda da casa e minha meta é mudar essa mentalidade. As mulheres devem perceber sua capacidade de expansão, liderança e evolução, pois há muito a conquistar. É preciso estarmos livres desse pensamento pequeno, porque somos imensas”, pontuou.

LEIA MAIS

Empreendedorismo e sororidade: apoio entre mulheres fortalece os negócios

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: