
Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
Motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo de Teresina deram início a uma nova paralisação do serviço, na manhã desta quarta-feira (8), na Praça da Bandeira, no Centro (Norte). Conforme os trabalhadores, a interrupção do transporte se deve ao fato das empresas responsáveis não efetuarem o pagamento previsto. Outra suspensão temporária vai acontecer por volta das 15h30 de hoje (08/03).
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) informou que os trabalhadores estão em estado de greve. O movimento grevista está previsto para iniciar a partir do dia 13 de março devido à falta de um acordo entre a classe, a Prefeitura de Teresina e os empresários.
O Secretário de governo municipal, Michel Saldanha, informa que a Prefeitura não faz parte do processo de atraso de pagamento, sendo assim, uma questão restrita entre os trabalhadores e os empresários.
“Essa questão é uma questão natureza eminentemente trabalhista e a prefeitura de Teresina não tem como interferir nessa relação de simplesmente dizer deve ser ofertado. O que nós buscamos é tentar fazer com que as partes tenham o melhor ambiente possível para a negociação. Paralelo a isso, a prefeitura de Teresina já tem um cadastro de vários veículos junto a STRANS que vão poder fazer a oferta do serviço de transporte para a população caso aconteça a paralisação dos trabalhadores”, destacou.
Na última segunda-feira (27), houve a paralisação, por duas horas, da frota de ônibus da zona Sudeste da capital piauiense. Na situação, os motoristas e cobradores reivindicavam o pagamento do vale-alimentação no valor de R$ 170.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, contou ao Portal ClubeNews que a mobilização ocorreu devido ao não repasse do dinheiro referente aos dias trabalhado ainda no mês de janeiro. O valor deveria ser pago no dia 15 de fevereiro.
“Na realidade, nem era na última sexta-feira (24), esse R$ 170 era de janeiro e (eles) tinham até o dia 15 de fevereiro para pagar. E eles não pagaram”, disse.
Apenas as empresas Transporte Teresina, Emtracol e Transfacil estariam sem realizar o pagamento, segundo o sindicato.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
LEIA MAIS:
Motoristas de ônibus tentam aprovar audiência com empresários na CMT
Ônibus: motoristas não recebem vale alimentação e suspendem viagens na zona Sudeste de Teresina
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram