27 de julho de 2025

Protesto na Ufpi provoca sociedade a lutar pelo fim do feminicídio

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 08/03/2023 13:30

Compartilhe:

Ato silencioso pelo fim do feminicídio – Foto: Tatiana Cardoso

Um protesto silencioso chama a atenção de quem passa pela entrada principal da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na zona Leste de Teresina.  Dezoito cruzes estão “cravadas no chão” com o nome da estudante Janaína Bezerra, de 22 anos, morta no dia 28 de janeiro de 2023. O ato é do Fórum de Mulheres Piauienses.

O local foi escolhido ao ser o cenário de um dos crimes que chocou o Brasil. A estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, foi estuprada e morta em uma sala de estudos do mestrado de Matemática. O principal suspeito, que está preso, é Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, também estudante da instituição.

Tatiana Cardoso, coordenadora do Fórum de Mulheres Piauienses, conversou com o Portal ClubeNews. Ela conta que esse protesto silencioso é uma das atividades a serem desenvolvidas neste mês de março.

“Viemos trazer o protesto silencioso para chamar a atenção da sociedade sobre os casos de feminicídio no Piauí. Trouxemos as cruzes para a UFPI por conta desse caso que chocou todo o estado: a morte da Janaína. Por meio deste caso, viemos chamar a atenção da sociedade para outros casos de feminicídio, para que a sociedade faça uma reflexão para combater este crime. Infelizmente, vivemos nesta sociedade machista e patriarcal”, disse.

O Fórum de Mulheres piauienses trabalha desde 1994. As ações são voltadas para a realização de rodas de conversa, palestras, oficinas, além de promover o autocuidado com o corpo e ajuda humanitária durante a pandemia Covid-19.

“O trabalho é preventivo e educativo porque mostramos às mulheres os tipos de violência. E nos reunimos em vários espaços, se não houver um espaço físico, podemos nos encontrar num campo de futebol ou embaixo de uma árvore. O importante é a reunião acontecer”.

Ato silencioso pelo fim do feminicídio – Foto: Tatiana Cardoso

O QUE É O FEMINICÍDIO?

Marcado pela desigualdade de gênero, o assassinato de mulheres recebeu uma designação própria: feminicídio. No Piauí, somente no ano de 2022, 23 mulheres morreram vítimas desse crime.

A delegada de Polícia Civil do Piauí, Nathalia Figueiredo, da Delegacia Especialidade de Feminicídio, localizada no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, esclarece que o crime é “a morte da mulher em decorrência de violência doméstica, familiar ou discriminação pelo fato de ser mulher”.

Dados da Secretária Estadual de Segurança 2020 2021 2022
Feminicídios
no Piauí
31 37 23
Feminicídios
no Interior
25 26 19
Feminicídios em Teresina 6 11 4

LEIA MAIS 

DENÚNCIA MPPI: Mestrando vira réu por estupro e assassinato de estudante de jornalismo na UFPI

TRAGÉDIA: Estudante morre após ser encontrada desacordada dentro da UFPI em Teresina

CALOURADA: UFPI diz que não autorizou festa em que estudante foi encontrada desacordada

LAUDO: Estudante da UFPI teve pescoço quebrado e foi estuprada

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias