
Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
Um grupo de investidores chineses teve audiência com o governador Rafael Fonteles, nesta quarta-feira (8), no Palácio de Karnak. Eles vieram conhecer as potencialidades do estado e ver oportunidades de negócios que possam fortalecer e ampliar as relações comerciais com o Piauí.
Na reunião, o governador destacou as potencialidades do estado nas áreas que são mais relevantes para a China: a produção de grãos, minérios e as facilidades oferecidas pela Zona de Processamento de Exportação, a ZPE do Piauí. O Piauí é o 9⁰ maior produtor de grãos do país, tem três minas de ferro com alto teor de qualidade e tem a única ZPE do Brasil com espaço para instalação de indústrias neste momento.
O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, disse que a missão chinesa busca aproximar empresários piauienses de empresários chineses para promover a cooperação entre as zonas econômicas especiais. Destacou que em setembro ele e o governador Rafael Fonteles, juntamente com empresários piauienses, vão à China.
O encontro dos chineses com o governador Rafael Fonteles com empresários piauienses é a continuidade dos trabalhos visando grandes investimentos entre o Piauí e China, em especial com Xiamen.
Em 13 de janeiro deste ano, Victor Hugo Almeida e Álvaro Noleto, da subsidiária ZPE do Piauí participaram, em São Paulo, da celebração de um Acordo de Cooperação Econômica e Tecnológica entre a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abzape) e o Conselho Chinês para a promoção do Comércio Internacional.
O objetivo desse acordo de cooperação é promover a integração de negócios entre Xiamen e o Brasil, em especial as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) para o comércio de commodities, investimento bidirecional e comércio eletrônico transfronteirico, além de cooperação aprofundada em outros campos e intercâmbio de pessoal.
Estagiário sob supervisão da jornalista Jonas Carvalho
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.