7 de julho de 2025

Membros de conselhos regionais prestam depoimento na Câmara

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 09/03/2023 14:12

Compartilhe:

Audiência na Câmara de Teresina (Foto: divulgação/ Ascom CMT)

Representantes dos conselhos regionais da Medicina (CRM), Fisioterapia (Crefito) e Odontologia (CRO), e dos sindicatos dos médicos e enfermeiros prestaram esclarecimentos à Comissão Especial de Vereadores, nesta quinta-feira (9), na Câmara de Teresina.

Apenas quatro vereadores participaram da audiência. Dentre eles, o presidente da Comissão, Deolindo Moura (PT), e o relator, vereador Leonardo Eulálio (PL).

O presidente do Conselho de Enfermagem, Antônio Francisco Luz, denunciou a falta de equipamentos de proteção individual (EPI) à categoria nos hospitais e Unidades Básicas de Saúdes (UBS) da capital. Francisco Luz também ressaltou a constante falta de medicamentos essenciais à população.

“A gente não tem uma política psicossocial se não tem o medicamento básico para as pessoas. Dentro da UBS, nós temos uma máxima: sempre garantir que aquele paciente e aquela pessoa que vai fazer o atendimento tenha um vínculo. Existe uma ingerência nos recursos da FMS, porque são anos que acompanhamos a FMS e isso não acontecia”, disse.

Contratação de profissionais

A presidente do sindicato dos fisioterapeutas, Auriane Coutinho, disse que a categoria encaminhou relatórios de fiscalização à Fundação Municipal de Saúde (FMS), mas não obteve resposta. O documento constava a necessidade de contratação de mais profissionais aos hospitais da cidade.

“Em reuniões com o Dr. Gilberto, ele dizia que não necessitava a presença do profissional fisioterapeuta nos hospitais e nós explicávamos a importância disso. Nós lutamos pela permanência desses profissionais no HUT. É inviável a nossa atuação e assim a gente tem que fazer uma seleção dos pacientes. Em alguns hospitais de Teresina, um fisioterapeuta atende 50 leitos”, destacou.

Investigação

As audiências na Câmara Municipal foram iniciadas no dia 16 de fevereiro com a finalidade de apurar possíveis irregularidades na Fundação Municipal de Saúde (FMS). Já prestaram esclarecimentos, o vice-prefeito Robert Rios (sem partido); o ex-presidente da FMS, Gilberto Albuquerque; a ex-secretária imediata da Prefeitura, Andréia Pessoa.

Ao final dos trabalhos da Comissão, os vereadores vão elaborar um documento com sugestões de medidas a serem tomadas por parte do Poder Executivo caso sejam comprovadas as divergências apontadas.

LEIA TAMBÉM:

Em visita à FMS, Comissão de Vereadores cobra informações de contratos e pagamentos

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: