
Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina realizam nova paralisação da frota de ônibus das zonas Sudeste e Leste na manhã desta sexta-feira (10).
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) informou que as interrupções no serviço, que vêm acontecendo desde quarta-feira (8), são devido ao atraso no salário dos trabalhadores.
Já o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) diz que algumas empresas não efetuaram o pagamento devido ao atraso do subsídio pela Prefeitura de Teresina.
O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, pontou que inicialmente a paralisação era de 2 horas, mas devido à falta de pagamento, os trabalhadores resolveram parar 100% da frota deixando uma das zonas mais populosas da capital, como a zona Sudeste, sem transporte coletivo.
Somente as zonas que não receberam os repasses de determinadas empresas irão aderir à greve geral, que está prevista para iniciar nesta segunda-feira (13). Logo, as zonas Norte e Sul não devem ser afetadas.
O Sintetro, o Setut, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) devem se reunir com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ainda hoje, sexta-feira (10), para chegar a um acordo para que o serviço não seja ainda mais prejudicado.
O que diz a Prefeitura
Em entrevista a TV Clube, o superintendente de Trânsito de Teresina, Bruno Pessoa, contou que somente no ano de 2022, foram investidos em torno de R$ 90 milhões no transporte de Teresina e que a alegação das empresas em atrasar o salário dos trabalhadores não é justificável.
“Ao longo do ano de 2022, foram arrecadados e injetados em torno de R$ 90 milhões e isso não justifica esse atraso de salário”, destacou Bruno Pessoa.
Strans cadastra veículos
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou, na quinta-feira (9/03), o cadastro de ônibus e vans para atenderem os usuários do transporte público em Teresina. O objetivo é suprir a demanda por transporte público diante do indicativo de greve dos motoristas e cobradores que foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro).
“Nós temos um pré-cadastro na Strans em torno de 254 veículos, desses, estamos aguardando fazer a vistoria em todos para poder liberar a ordem de serviço e consigam atender a população de Teresina, a partir de segunda-feira (13)”, informou superintendente.
De acordo com a Strans, “os interessados devem procurar a Gerência de Licenciamento e Concessão, das 7h30 às 13h30 para efetivarem o cadastramento com o veículo, após uma vistoria na documentação, do veículo e CNH do motorista”.
Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpasso
LEIA MAIS:
Ônibus: motoristas não recebem vale alimentação e suspendem viagens na zona Sudeste de Teresina
Rafael Fonteles diz que aguarda Dr. Pessoa para resolver situação dos ônibus
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.