
Jonas Carvalho
jonascarvalho@tvclube.com.br
A saída de seis deputados estaduais para assumir cargos em secretarias do Governo do Estado provocou mudanças na composição dos partidos e na bancada feminina da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os nomes dos parlamentares foram anunciados em novembro de 2022, ao final do segundo turno das eleições.
Ao longo dos meses de fevereiro e março de 2023, o governador Rafael Fonteles (PT-PI) formalizou as indicações. Nesta sexta-feira (10), Fonteles anunciou a convocação do último deputado que irá compor os quadros técnicos do Governo. Fábio Xavier (PT) assumiu a Secretaria de Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro).
Para a vaga dos deputados, foram convocados os suplentes – que assumem a cadeira no Poder Legislativo de forma temporária.
Representatividade feminina
No dia 3 de fevereiro, a suplente Simone Pereira (MDB) assumiu a vaga deixada pelo deputado estadual, Coronel Carlos Augusto (MDB), nomeado para a Secretaria de Justiça (Sejus).
Com isso, subiu para cinco o número de mulheres no Poder Legislativo. O quantitativo representa 16% do total de 30 deputados estaduais do Piauí.
Na bancada feminina, três nomes são estreantes em cargos eletivos: Bárbara do Firmino (Progressistas), Gracinha Mão Santa (Progressistas) e Simone Pereira. A deputada Ana Paula Santana (MDB) já ocupou o cargo de deputada estadual entre os anos de 2011 e 2017. Em 2023, ela retornou à Casa após ser eleita novamente.
Atual composição dos partidos:
Partido dos Trabalhadores – 11 deputados;
MDB – 9 deputados;
Progressistas – 7 deputados;
Republicanos, Solidariedade e PC do B – 1 deputado cada.
Dança das cadeiras
O Partido dos Trabalhadores perdeu uma cadeira e ficará com 11 deputados na Casa. Isso porque a suplente Elisângela Moura (PC do B) assumiu a vaga deixada por Janainna Marques (PT), nomeada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Elisângela Moura será a única representante do PC do B na Alepi. O partido compõem a federação com PT e PV, atuando como uma só legenda pelo período de quatro anos. As demais legendas permaneceram inalteradas.
Fora da base
Embora não componha a base aliada ao governador Rafael Fonteles, o Republicanos também teve mudanças. O único representante do partido, deputado Jeová Alencar, pediu licença do mandato para assumir a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Sul).
A nomeação foi feita pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), e não faz parte da cota do governador Rafael Fonteles. Em seu lugar, assumiu o deputado Gessivaldo Isaías.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.