7 de outubro de 2025

Páscoa 2023: confeiteiros fomentam setor de fotografia gastronômica em Teresina

Publicado em 12/03/2023 17:00

Compartilhe:

Fotografia gastronômica cresce no período pascal (Foto: Reprodução/Instagram @@andressavfotografia)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

A Páscoa é a época mais aguardada pelos confeiteiros de Teresina, que já prepararam seus cardápios especialmente para o período mais doce do ano. A maioria destes profissionais investiu em sessões fotográficas, a fim de registrar a beleza dos produtos e despertar o doce paladar dos consumidores. Isso promove o crescimento de micro e pequenas empresas de confeitaria e a expansão da fotografia gastronômica na cidade.

A Cláudia Sena produz bolos e doces artesanais em um espaço ao lado de sua residência no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina. Ano passado, ela contratou a fotógrafa Andressa Vieira para realizar um ensaio fotográfico dos seus ovos de chocolate para divulgar nas redes sociais e, assim, atrair novos clientes.

O resultado deste investimento foi muito satisfatório para as vendas da confeiteira, que aumentaram cerca de 100%. Às colegas de profissão, ela aconselha a procura por profissionais especializados em fotografia gastronômica neste período pascal.

“Sem dúvidas a visibilidade do produto por meio das lentes de um fotógrafo profissional é de grande importância para todas as empreendedoras. Aquela história de que comemos com os olhos é a mais pura verdade. Nosso Cantinho ganhou grande visibilidade devido ao trabalho da dela”, disse.

A Andressa Vieira é formada em Biologia, mas está afastada das salas de aula há cinco anos. Ainda na universidade, ela já atuava como fotógrafa em eventos, até a chegada da pandemia da Covid-19.

Fotografia gastronômica cresce no período pascal (Foto: Reprodução/Instagram @@andressavfotografia)

O DELIVERY FOI A SOLUÇÃO, diz fotógrafa

Com a maioria dos eventos cancelados, a jovem de 30 anos não tinha mais nada para fotografar. A incerteza sobre a sua situação financeira durante o isolamento social amedrontou a profissional.

A solução para conseguir renda no período mais difícil de sua vida surgiu pelo delivery. Andressa tinha dificuldades para comprar comida, pois não havia fotos reais dos produtos, somente ilustrativas. Foi neste momento que a empreendedora decidiu facilitar o trabalho das empresas e o pedido dos consumidores.

“Vi que meus amigos de São Paulo e do Rio Grande do Sul investira na fotografia gastronômica e, no auge da pandemia, resolvi seguir o exemplo. A ideia inicial era ajudar principalmente pequenos empreendedores a valorizar os seus produtos e despertar o desejo de compra nas pessoas. Então, comecei a fazer isso com os doces da Cláudia, que não tinham tanta saída porque ninguém tinha conhecimento, pois não havia imagens. Por meio do meu trabalho, consegui fazer o negócio dela ser notado e as vendas cresceram”, afirmou.

Fotografia gastronômica cresce no período pascal (Foto: Reprodução/Instagram @@andressavfotografia)

POR QUE INVESTIR EM FOTOGRAFIA GASTRONÔMICA?

A procura pelo trabalho da fotógrafa aumenta durante a Páscoa. A fotógrafa Andressa relata que, após o Natal, ela já começa a agendar sessões fotográficas de produtos pascais.

“Quando termina o período natalino, já deixo agendados os primeiros trabalhos da Páscoa. Amo mostrar às pessoas o quanto as confeiteiras colocam amor em cada doce feito especialmente para esse período”, frisou.

Conforme a profissional, existem três bons motivos para as confeiteiras investirem na fotografia gastronômica:

  • Aumenta o engajamento

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para divulgar trabalhos artesanais. No caso da confeitaria, publicar fotos profissionais de produtos pode atrair novos clientes.

Andressa garante que apostar na fotografia gastronômica nesta Páscoa aumenta o engajamento entre a empresa e os usuários das mídias sociais.

“Essas fotos fazem parte do nosso cotidiano com o único propósito de gerar desejo. Elas estão nos cardápios, sites e redes sociais. Uma boa foto profissional, gera um enorme engajamento e diferencia seu empreendimento em relação aos concorrentes. Estas ferramentas prezam pelo aspecto visual e cada segundo que um seguidor passa olhando seu perfil é uma oportunidade de mostrar seu diferencial”, pontuou.

  • Fideliza clientes

Fotografar guloseimas para instigar desejo nos consumidores aliada à realização trabalho primoroso de confeitaria é uma estratégia para conquistar clientes fiéis nesta Páscoa.

“Ter fotos profissionais é para fidelizar clientes, já que eles não podem ver o produto ao vivo ou sentir o cheiro; as fotos podem cumprir esse papel. Com boas fotos, o cliente irá supor que seu produto também é muito bom, facilitando o atendimento”, explicou Andressa.

  • Evita decepções

Durante a pandemia, a profissional ficou frustrada em diversas situações nas quais solicitou delivery sem ver uma imagem a comida. Por isso, ela confirma que, ao investir em fotografias profissionais, as confeiteiras vão evitar possíveis decepções dos clientes.

“Não se deve arriscar usar fotos meramente ilustrativas ou de outros confeiteiros, pois isso causa frustrações. A fidelidade entre consumidor e empreendedor deve ser recíproca”, concluiu.

Fotografia gastronômica cresce no período pascal (Foto: Reprodução/Instagram @@andressavfotografia)

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: