27 de julho de 2025

“Insalubres”: escolas municipais de Teresina alagam nas chuvas e aulas são suspensas

Thálef Santos

Publicado em 14/03/2023 21:37

Compartilhe:

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

As aulas da escola municipal Lunalva Costa e do Centro Municipal De Educação Infantil (CMEI) Maria Augusta De Jesus, no bairro Dirceu II, em Teresina, foram temporariamente suspensas após alagamentos durante as chuvas do fim de semana. As unidades foram construídas em local de passagem de água e até uma galeria de esgoto próxima deságua nas escolas em alagamentos.

Restos de lixo, de animais e fezes podem ser observados nos locais. “Nesse momento aqui está um ambiente totalmente insalubre para começar as aulas”, comentou o secretário executivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Reinaldo Ximenes. As volta as aulas nas unidades de ensino foram adiadas e um novo espaço deve ser construído.

Na escola Lunalva, o problema já é conhecido e até os alimentos na despensa são mantidos suspensos para evitar a perda em alagamentos. Um muro, que separa a unidade da escola Átila Lira, caiu. Ainda é possível ver nas paredes a marca deixada pela elevação da água. No chão, a lama atrapalha a passagem nos corredores, salas e no pátio. Há também infiltrações nos ventiladores e teto e nas paredes da cozinha e da despensa.

LOCAL INADEQUADO

São mais de 500 crianças matriculadas e 35 funcionários na unidade de ensino. As duas unidades atingidas pelo alagamento somam mais de 700 crianças. O secretário executivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Reinaldo Ximenes, conta que nas duas escolas citadas o problema não é recente, mas ressalta que o engenheiro da secretaria não autorizou a construção das unidades no local onde se encontram.

“Bom lembrar que o corpo de engenheiros da SEMEC não autorizou a construção dessas escolas nesse local. Aqui é uma passagem de água e isso foi dito ao secretário da época, que não construísse as duas unidades nessa localidade e foi construído”, destacou.

O gestor também afirmou que aguarda a resolução do problema no menor tempo possível para que o serviço seja retomado e acompanhe o calendário escolar sem mais interrupções. Até então, foi decidido que o início das aulas na escola Lunalva será transferido para o dia 3 de abril.

Para melhorar a situação, Reinaldo Ximenes avisou que a gerência de manutenção e conservação da SEMEC realiza um estudo na região para encontrar um espaço para a construção de novas unidades ou alugar um novo espaço caso necessário. O espaço adquirido deve comportar os alunos das duas unidades: Lunalva Costa e CMEI Maria Augusta.

O secretário reforçou que as escolas serão reparadas assim que possível.

Escola Municipal Lunalva Costa – Foto: Aniele Brandão/TV CLube
Escola Municipal Lunalva Costa – Foto: Aniele Brandão/TV CLube

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: