29 de julho de 2025

Vereador pede para público parar de “latir” durante sessão no Piauí

Thálef Santos

Publicado em 17/03/2023 12:20

Compartilhe:

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Um vídeo de uma sessão de vereadores do município de Canto do Buriti, no sudoeste do Piauí, mostra o momento em que Edvaldo Borges (Progressistas) declara “quando vocês quiserem latir, deixa eu terminar de falar” para um grupo de apoiadores do prefeito.

Os vereadores discutiam uma denúncia ao gestor, mas o grupo teria iniciado um tumulto que impedia o debate. A sessão ocorreu na quarta-feira (15). A comparação entre o grupo e animais gerou polêmica na cidade e notas de esclarecimento sobre a fala do vereador.

Na reunião, os políticos debatiam sobre projetos de lei e a denúncia de que o prefeito da cidade, Marcus Felipe (PP), teria declarado ao Ministério da Educação que cinco escolas do município funcionavam em tempo integral desde 2021.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Amorim da Luz, afirmou em nota de esclarecimento que a denúncia exposta gerou tumulto pelos apoiadores do prefeito.

No texto do presidente da Câmara, Raimundo Amorim reforça que a conduta “avessa e desrespeitosa” do grupo de apoiadores é lamentável e prejudica a todos os vereadores da cidade, que pretendem exercer o papel de fiscais para garantir uma boa gestão.

“Seguirei acreditando na política das ideias, do diálogo, das diferenças de opiniões, de visões, mas sempre visando o respeito e o bem comum”, declarou.

EXPLICAÇÃO

O próprio vereador Edvaldo Borges também se pronunciou em nota e ressalta a mesma causa. “Provocações, gritos, vaias e xingamentos” do grupo de apoiadores teriam levado a sessão ao tumulto, segundo a nota.

“O vereador Edvaldo Borges com os ânimos exaltados utilizou um termo inadequado, mas que em momento algum foi direcionado a classe dos professores”, afirmou o texto.

Edvaldo discursava sobre a declaração do prefeito em relação ao funcionamento das escolas quando foi interrompido pela conduta do grupo. Após o agravamento da situação, a sessão foi encerrada antes do horário previsto.

Câmara Municipal de Canto do Buriti – Foto: Ascom

Confira as notas citadas na íntegra:

Nota de esclarecimento
De Edvaldo Borges (Progressistas)

Na data de 16 de Março de 2023, foram divulgados em diversos meios de comunicações matérias cujo conteúdo distanciam-se da verdade dos fatos e por este motivo busca-se restabelecer a verdade.

Primeiramente é importante destacar que na Sessão Ordinária do dia 15 de Março de 2023 ocorrida na Câmara Municipal de Canto do Buriti-PI, não foram discutidas matérias da classe de professores, contudo na sessão estavam presentes um determinado grupo de pessoas simpatizantes do prefeito fiscalizado, e que, por questões partidárias, acabaram causando tumulto, ao proferirem ofensas e desrespeitarem o momento de fala dos vereadores.

Por conta de tais provocações, gritos, vaias e xingamentos, ficando totalmente impedido de falar na vez que lhe era de direito, o vereador Edvaldo Borges com os ânimos exaltados utilizou um termo inadequado, mas que em momento algum foi direcionado a classe dos professores.

A câmara de vereadores estava discutindo naquele momento sobre a fiscalização que está acontecendo nas escolas municipais que estão recebendo recursos do Fundeb desde o ano de 2021 para funcionar em tempo integral e isto não estaria ocorrendo. Ainda mais, além da fiscalização citada, o vereador em sua fala parabenizou a aprovação do plano de carreira dos professores e pediu humildemente que os professores produzissem porque os alunos da educação pública mereciam uma educação de qualidade.

No entanto, por questões politicas, o mesmo teve seu direito à voz burlado por essas pessoas, que querendo perturbar o sossego da sessão, e promovendo desordem no recinto, contribuíram para que a sessão acabasse encerrada antes da hora.

Outrossim, a população de Canto do Buriti tem pleno conhecimento do trabalho desenvolvido pelo vereador ao longo desses sete mandatos, bem como seu comprometimento e respeito não apenas com a classe dos professores, mas todos os cidadãos cantoburitienses.

O vereador ressalta ainda, que faz política com amor, dedicação e respeito ao próximo, e jamais queria que isso acontecesse, mas que continuará firme, representando os quase 600 votos que obteve nas últimas eleições e lutando por aquilo que ele acredita, em especial, na democracia que nos rege.

No mais, só temos a lamentar a situação ocorrida, nos colocando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Nota de esclarecimento do presidente da Câmara
De Raimundo Amorim da Luz

ESTADO DO PIAUÍ
Câmara Municipal de Canto do Buriti-PI
Gabinete do Presidente

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Presidente da Câmara Municipal de Canto do Buriti-PI, vereador Raimundo Amorim da
Luz, vem a público esclarecer os fatos ocorridos na Sessão Ordinária do dia 15 de Março de 2023.

Na sessão supramencionada estavam em pauta a deliberação de vários projetos de lei e
também a discussão de uma grave denúncia recebida pela câmara, onde o prefeito de Canto de Buriti-PI teria declarado junto ao Ministério da Educação que 5 (cinco escolas do município estariam funcionando em tempo integral desde 2021, após essa denúncia os vereadores resolveram fiscalizar “in loco” se essas escolas estariam realmente funcionado em tempo integral, o que gerou tumulto por parte de um grupo de pessoas apoiadoras do prefeito que estavam presentes na sessão.

Destarte, a Câmara Municipal de Canto do Buriti-PI, diante de todas as atribulações políticas dos últimos meses, tem se dedicado em dar andamento a tudo que possa contribuir para que nosso município não seja prejudicado por essas desavenças políticas, todos os projetos encaminhados pelo executivo e que vão de encontro a melhorar a vida dos municipes foram votados em sessões
ordinárias e extraordinárias. Mostrando assim, seu compromisso em dar andamento as ações do
município.

Portanto, lamento o episódio de ontem, que não ofendem somente a mim, mas a todos os
vereadores que em pleno exercício dos seus mandatos, cumprido seus papéis constitucionais, foram surpreendidos por uma conduta avessas e desrespeitosas por esse grupo de pessoas.

Acredito e seguirei acreditando na política das ideias, do diálogo, das diferenças de opiniões,
de visões, mas sempre visando o respeito e o bem comum. Seguirei fiscalizando, trabalhando e me dedicando ao mandato pelo qual fui eleito, focado nas questões públicas e na melhoria e desenvolvimento do município.

Canto do Buriti-PI, 16 de Março de 2023.
Assessoria Jurídica Câmara Municipal de Canto do Buriti-PI.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: