
A paciente Rosa Maria, de 81 anos, que estava internada no Hospital do Dirceu II durante o incêndio que aconteceu no local no domingo (19), morreu nesta segunda-feira (20), no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí, após transferência. O diretor do HU, o médico Paulo Márcio, explicou – em entrevista ao Portal ClubeNews – que a idosa morreu em decorrência de uma infecção generalizada.
A idosa deu entrada no hospital às 16h de domingo (19), após um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado provocar um incêndio no hospital.
Segundo o médico, a morte não ocorreu em decorrência da inalação de fumaça. O médico Paulo Márcio acrescentou que os procedimentos necessários para a transferência foram realizados e que o quadro clínico da idosa era grave.
“Ela tinha o comprometimento de ambos os pulmões e sepse, que é a infecção generalizada. Ela foi submetida a todos os cuidados de terapia intensiva, mas não resistiu. A paciente veio para cá e, ao chegar, era uma paciente grave. Foi admitida, submetida em todos os procedimentos. Mas era uma senhora que estava com o estado clínico muito grave. Ela já tinha disfunção de muitos órgãos anteriormente ao incêndio”, disse.
A Prefeitura de Teresina também divulgou nota de esclarecimento (veja ao final da matéria) e se solidarizou com os familiares.
O Hospital Universitário, por meio de nota, garantiu que foram prestados os devidos atendimentos e lamentou o ocorrido.
NOTA – HU
A paciente de iniciais R.M.S, octogenária, internada originalmente no Hospital Dirceu II, por quadro de insuficiência renal grave, insuficiência respiratória secundária à pneumonia bacteriana, com comprometimento importante de ambos os pulmões, rebaixamento do nível de consciência e sepse (infecção generalizada) foi admitida no HU-UFIPI às 16h de ontem (19/03), em estado grave e submetida a cuidados de saúde intensivos, mas não resistiu, registrando-se o óbito às 10h16 desta manhã (20/03). O hospital lamenta a morte da paciente e se coloca inteiramente à disposição da família neste momento de pesar.
NOTA DA PREFEITURA DE TERESINA
A Prefeitura de Teresina informa que a paciente de iniciais R.M.S, de 81 anos, deu entrada no Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu II com o quadro de insuficiência renal, respiratória, pneumonia bilateral e sepse(infecção generalizada).
A paciente recebeu atendimento imediato, passando por todos os procedimentos de UTI e faleceu às 10h16, desta segunda-feira, 20, no Hospital Universitário da UFPI.
A equipe médica do HU/UFPI esclarece que a causa da morte não está relacionada com a transferência de hospital ou com a inalação de fumaça.
O prefeito Dr. Pessoa esteve, hoje, no HU/UFPI, em visita aos pacientes transferidos. A Prefeitura lamenta a morte da paciente e se solidariza com a família.
LEIA TAMBÉM:
Vereador diz que FMS foi notificada sobre falhas na rede elétrica do Hospital do Dirceu em 2022
Incêndio em hospital: bombeiros iniciam perícia, e FMS reagenda consultas
Paciente é atendida em comércio após incêndio no Hospital do Dirceu em Teresina
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.