27 de julho de 2025

Vereador: FMS foi notificada sobre falhas na rede elétrica de hospital

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 20/03/2023 14:30

Compartilhe:

Leonardo Eulálio (PL) – Foto: Jonas Carvalho

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Teresina (CMT), vereador Leonardo Eulálio (PL), afirmou que o Poder Legislativo comunicou à Fundação Municipal de Saúde (FMS) sobre falhas na rede de fiação elétrica do Hospital do Dirceu Arcoverde II em 2022.

No domingo (19), um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado teria provocado um incêndio no local, destruindo o quarto de repouso dos médicos e enfermeiros. O Corpo de Bombeiros faz perícia para confirmar as causas.

Segundo o parlamentar, a situação poderia ter sido evitada caso a FMS tivesse acatado à notificação dos vereadores.

“É bom lembrar no dia 4 de abril, a própria Câmara de Vereadores esteve reunida com o CREA [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia], Ministério Público e os técnicos da Fundação Municipal de Saúde, exatamente para discorrer sobre os problemas ocorridos aqui no hospital. Fizemos nossa parte, nossos encaminhamentos, e eles não foram concretizados. Ou seja, poderíamos ter evitado esses transtornos”, lamentou.

Leonardo Eulálio disse que a Comissão requereu ao CREA uma vistoria estrutural. “Foi colocado o déficit nessa parte de cabeamento e a gente alertou. Pedimos, inclusive, que o CREA fizesse uma vistoria. Agora, o desenrolar é que caberia à parte administrativa da Fundação Municipal para fazer esse detalhamento”.

Hospital foi fechado após o incêndio (Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews)

Destinação de recursos

Nesta segunda-feira (20), um grupo de vereadores se reuniu com o presidente do hospital, Tiago Mendes, a portas fechadas. Os parlamentares vão analisar os danos estruturais provocados pelo fogo e encaminhar o destino de verbas para os reparos necessários.

“Infelizmente, a estrutura do hospital ficou comprometida e os serviços ofertados à grande população da região Sudeste serão suspensos aqui no hospital. Enquanto Câmara, iremos trabalhar para que essa obra de reestruturação seja finalizada quanto antes. Irei conversar com os vereadores para podermos destinar as nossas emendas”, garantiu.

Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews

Reforma em 2020

O local passou por uma reforma, em 2020, com a ampliação para 53 leitos de atendimento e a oferta de nove especialidades: ginecologia, reumatologia, cardiologia, ortopedia, psiquiatria, psicologia, nutrição, pediatria e clínica médica.

O diretor da unidade, Tiago Mendes, disse que o local deverá passar por uma nova intervenção somente após a perícia do Corpo de Bombeiros. Enquanto isso, serão contabilizados os danos causados pelo fogo e as necessidades do hospital.

“Foi uma visita mais para reconhecimento e saber o tamanho do dano para que a gente possa fazer esse plano para resolver e reformar tudo. Porém, essa reforma só pode iniciar após a perícia. A equipe de engenharia vai chegar, mas só pode entrar depois da Perícia do Corpo de Bombeiros”, disse o diretor.

FMS diz que empresa foi notificada

A Fundação Municipal de Saúde enviou nota informando que a empresa executora da reforma foi notificada do problema e mesmo estando o serviço estando na garantia, não tomou providências e que apenas a empresa poderia executar obras na unidade.

Confira a nota na íntegra: 

A Gerência de Engenharia e Arquitetura da Fundação Municipal de Saúde esclarece que em 2022 em audiência pública da Câmara Municipal de Teresina tomou conhecimento do problema providenciou a notificação da empresa executora da reforma do hospital Alberto Neto no Dirceu II, que mesmo ainda estando na garantia, não tomou as providências. A garantia é de cinco anos e somente a empresa pode executar obras na unidade de saúde para que não haja perda do direito contratual. A Procuradoria da FMS tem tomado as providências cabíveis.

LEIA MAIS:

“Susto muito grande”, diz acompanhante sobre incêndio no Hospital do Dirceu II

Incêndio em hospital: bombeiros iniciam perícia, e FMS reagenda consultas

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: