29 de julho de 2025

Operação investiga superfaturamento de produtos médico-hospitalares em Teresina

Redação

Publicado em 21/03/2023 13:35

Compartilhe:

Operação está sendo realizada no MA e PI – Foto: MPMA

Uma operação do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) cumpre mandados em Teresina (PI), na manhã desta terça-feira (21), envolvendo lavagem de dinheiro por meio de produtos médicos-hospitalares.

A operação denominada “Fleming” é realizada peloGrupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPMA “com a finalidade de desarticular organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos e ‘lavagem’ de capitais”.

As equipes cumprem 14 mandados de busca e apreensão em Timon (MA), Teresina (PI) e Altos (PI), todos expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

O Gaeco/MPMA relatou que “a operação atingiu alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidas em práticas criminosas diversas, tais como o superfaturamento de produtos médico-hospitalares fornecidos pelas empresas do mesmo grupo criminoso: Distribuidora Saúde & Vida, Exclusiva Distribuidora de Medicamentos Ltda. e Mundial Distribuidora de Medicamentos Eireli”.

“Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), e comporão o conjunto probatório produzido nos autos do procedimento investigatório criminal instaurado”.
Crimes seriam cometidos no fornecimento de produtos médico-hospitalares – Foto: MPMA

EQUIPES

Participam da operação os “Promotores de Justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º DECCOR de Timon e 1º DECCOR de São Luís). Atuam, ainda, os promotores de justiça das comarcas de Timon, Caxias, Buriti Bravo, Parnarama, Colinas, Matões e Olho D’Água das Cunhãs”.

“A operação também conta com o apoio dos promotores de justiça do Gaeco-PI e das forças de segurança como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Maranhão e do Piauí, Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do Maranhão, além da Feisp (Força Estadual Integrada de Segurança Pública)”.

Operação está sendo realizada nos estados do Maranhão e Piauí – Foto: MPMA

ORIGEM DO NOME

O Ministério Público do Maranhão explicou que durante a investigação verificou-se que uma das medicações superfaturadas foi a penicilina. Somente nesse medicamento foi “apurado um lucro de 254% na venda dessa medicação pela Distribuidora Saúde & Vida Ltda”.

“O nome Fleming faz alusão à Alexander Fleming, o médico que descobriu a Penicilina, substância capaz de matar bactérias, tendo sido o primeiro antibiótico produzido na história. Assim, como o antibiótico capaz de matar bactérias infecciosas descoberto por Fleming, a operação foi deflagrada para desarticular o esquema criminoso investigado”.

O espaço está aberto para a defesa das pessoas jurídicas envolvidas.

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: