27 de julho de 2025

IBGE visita comunidades de Teresina em ação de mobilização do Censo

Redação

Publicado em 25/03/2023 11:56

Compartilhe:

(Foto: Reprodução/IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que alguns recenseadores do Censo Demográfico 2022 retornam a campo em diversos setores para diminuir o número de domicílios que ainda não responderam aos questionários, especialmente nas comunidades e vilas.

Para agilizar essa coleta, o IBGE vai promover a “Ação Nacional de Mobilização do Censo Demográfico 2022 nas Comunidades”. Em Teresina, ela será marcada por um evento de divulgação, que terá lugar no Parque Brasil II, neste sábado (25), às 9h30.

As comunidades e vilas são identificadas tecnicamente pelo IBGE como ocupações irregulares de terrenos para fins de habitação em áreas urbanas e que, em geral, são caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos básicos e localização em áreas restritas à ocupação.

Essas localidades foram selecionadas para a ação de mobilização da coleta do Censo Demográfico por estarem com um índice de domicílios que não responderam ao Censo acima de 5%, indicador superior ao que é considerado estatisticamente desejável pelo IBGE.

TERESINA

Em Teresina, estão 42 comunidades nessa situação, que deverão continuar com a presença dos recenseadores. O objetivo é voltar aos domicílios cujos moradores não foram encontrados durante a primeira etapa de coleta do Censo, bem como ir aos domicílios para reverter a recusa de prestação de informações por parte de alguns moradores.

Segundo o IBGE, esta etapa é desafiadora. “São espaços que trazem dificuldades para a coleta das informações, sendo comum que esses locais tenham arruamento irregular e ausência de endereçamento oficial, dificultando a identificação e o acesso aos domicílios. Aliado a isso, essas comunidades têm grande densidade de população e em alguns casos sofrem com questões de segurança”.

“Nesses locais, costuma-se ter mais de uma casa no mesmo terreno ou edificação, com abundância de autoconstruções como puxadinhos e sobrados. Muitas vezes, essas residências sequer têm acesso direto no logradouro, necessitando uma atenção redobrada dos recenseadores para os critérios de separação e independência que definem o que é um domicílio no Censo 2022”, completou o órgão.

IMPORTÂNCIA

O IBGE ressalta que conhecer a realidade dos domicílios nas comunidades e vilas é de “extrema importância” para que serviços públicos básicos cheguem até essa parcela da população, como: saneamento, educação, saúde, infraestrutura, segurança e habitação.

Neste último quesito, o resultado do Censo Demográfico é relevante nacionalmente, por ser subsídio para programas federais de habitação como o Minha Casa, Minha Vida e o Plano Nacional de Habitação implementados pela Secretaria Nacional de Habitação e Secretaria Nacional de Territórios Periféricos.

Por fim, a intenção é divulgar, no final do mês de abril, os resultados definitivos do Censo Demográfico, com a população de todos os municípios do país.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: