A defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior será empossada, nessa quinta-feira (30), como defensora pública geral do Estado do Piauí para o biênio 2023/2025.
A solenidade será realizada às 10h, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, sendo conduzida no primeiro momento pelo atual defensor público geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, e contar com a participação de representantes de movimentos sociais e várias autoridades no âmbito municipal e estadual, entre as quais o governador do Piauí, Rafael Fonteles.
Atual subdefensora pública geral do Estado, Carla Yáscar Belchior é natural de Brejo Santo (CE) e chegou ao Piauí em dezembro de 1992, aos 11 anos de idade.
Ingressou na Defensoria Pública em 16 de maio de 2008. Na instituição teve uma intensa trajetória nos quadros da Defensoria Regional onde, de 2008 a 2020, atuou em Água Branca, São Gonçalo do Piauí, Demerval Lobão, Luzilândia, Matias Olímpio, Joaquim Pires, Barras, Campo Maior e União.
Na Regional também acumulou o trabalho exercendo o cargo de coordenadora auxiliar das Defensorias Regionais. Atualmente, é titular da 11ª Defensoria Pública Criminal de Teresina, da qual está afastada para cumprir as funções de subdefensora pública geral, cargo ocupado nos dois mandatos do atual defensor público geral, Erisvaldo Marques.
Carla Yáscar Belchior também coordena os projetos Defensoras Populares e Força-Tarefa Defensorial. O primeiro já capacitou 400 lideranças comunitárias femininas do Piauí e de outros estados da federação, para que se tornem agentes multiplicadoras de direitos humanos e direitos das mulheres junto às suas comunidades.
O segundo é realizado junto aos presídios, visando dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí. A nova gestora da Defensoria destaca que recebe o cargo com respeito e responsabilidade.
“Conhecemos as realidades plurais de todas as áreas de atuação da instituição assim como das comarcas onde temos titularidade em todo o estado, incluindo a capital. Nosso firme propósito é trabalhar por uma Defensoria cada vez mais forte e humana, livre de discriminação de gênero, antirracista, com membros da carreira e servidores valorizados e bem acolhidos, sendo principalmente o espaço de defesa de direitos pronto a acolher todas as pessoas em situação de vulnerabilidade que nos procuram.”, afirma Carla Yáscar Belchior.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.