
Mais de 180 quilos de camarão foram apreendidos em Luís Correia, litoral do Piauí, junto a uma rede de arrasto, em local proibido para pesca, a menos de três milhas náuticas da costa, na quinta-feira (30).
Na ação, quatro embarcações foram autuadas por pesca ilegal. Adriano da Mata, chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, explica os riscos dessa atividade.
“As embarcações até tinham licença de pesca, mas conseguimos chegar no momento em que estavam pescando em local proibido, ali dentro do pedral de Luis Correia. A gente sabe que tem mais embarcações pescando na Praia do Arrombado, recebemos inúmeras denúncias. […] A gente pretende dar continuidade a essa ação porque é uma prática muito degradante”, pontuou.
Adriano ressalta que na pesca motorizada de camarão, para cada quilo capturado, cinco quilos de acompanhantes são pegos também. “Ou seja, peixes que são descartados. Por isso, o pessoal acha na praia muito peixe morto. Cada quilo de camarão tem que jogar (fora) grande quantidade de peixes, inclusive tartarugas, estrelas do mar e até espécies ameaçadas de extinção”, detalhou.
O crime é passível de multa entre R$ 700 e R$ 100 mil, a depender do contexto da prática. “Se a pessoa já foi pega uma vez a multa é triplicada. A situação criminal dela fica bem complicada”, disse o ambientalista.
O chefe da APA destaca também que a prática pode ser denunciada por populares. Caso a atividade ilegal seja fotografada, o material serve como requisito para autuação das embarcações envolvidas.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.