
Thalef Santos e Renan Nunes (TV Clube)
thalefsantos@tvclube.com.br
Se o litoral do Piauí fosse um reino, a majestade ficaria em Cajueiro da Praia. O Cajueiro Rei não tem coroa, mas possui uma copa quase do tamanho de um campo de futebol, que além de gerar memórias afetivas na população, atrai turistas de várias regiões. Pesquisadores estimam que a árvore tem cerca de 200 anos.
O cajueiro já estava lá quando a comerciante Adelaide Martins se mudou com a família para a cidade. “A gente subia nessas galhadas e pulava, brincava muito aqui. Praticamente nossa segunda casa porque naquele tempo não tinha televisão, celular e a gente ficava aqui”, contou.
A irmã de Adelaide, Socorro Martins, lembrou que antigamente havia uma cerca para evitar a entrada de animais na área da planta. “Depois o proprietário tirou a cerca e aí mesmo que se tornou nosso quintal. A gente fazia a festa no cajueiro”, completou.
GUARDIÃS
Já a mãe delas cuidou da árvore até o fim da vida. “Quando era de manhã, a gente procurava mamãe em casa, ela já estava aqui nos cajueiros, e eu dizia: ‘mamãe sua casa é aqui não é nos cajueiros não’, mas para ela era uma diversão ficar aqui”, disse Adelaide.
A mãe delas já faleceu, mas as irmãs afirmam que serão as novas guardiãs do Cajueiro Rei. “Vamos dar continuidade ao que ela fazia”.
MAIOR DO MUNDO
O Cajueiro Rei disputou o título de maior do mundo com outra árvore da espécie no estado do Rio Grande do Norte. Nesta história o cajueiro piauiense foi o vencedor.
Em 2015, dois pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram convocados para coletar evidências científicas que comprovassem ser uma planta só, gerada de uma única semente.
Após dois anos de estudo genético realizados de diferentes partes da árvore, o biólogo Francisco Soares e o especialista em genética, Fabrício Amaral, chegaram à conclusão de que, sim, o Cajueiro Rei é um gigante natural nascido de uma única semente.
TURISMO
Os turistas Eliane Bonfim e Luiz Gonzaga Bonfim são de Palmas, em Tocantins, e para a viagem até Cajueiro da Praia já tinham nos planos a visita ao Cajueiro Rei. “Para nós é uma honra estar aqui nesta maravilha da natureza”, comentou Luiz. “Parabéns ao Piauí que só trouxe coisa linda até agora para a gente”, finalizou Eliane.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.