
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A época mais doce do ano é conhecida pelo alto consumo de chocolates. Com tantas opções de ovos de Páscoa em supermercados e confeitarias, é muito difícil permanecer em dieta neste período. Consumir a iguaria em excesso causa malefícios à saúde, mas existem estratégias que podem ajudar as pessoas a comer com moderação e permanecer em dia com a balança.
O nutricionista Willian dos Anjos, especializado em nutrição clínica e esportiva, explica que a moderação é o principal fator para aproveitar o período pascal sem peso na consciência, pois exagerar na ingestão de chocolates interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.
“Essa conduta pode levar a problemas de saúde, como ganho de peso, cáries dentárias, níveis elevados de açúcar no sangue e outros problemas de saúde relacionados ao açúcar. Mas existem algumas opções que podem ajudar a satisfazer sua vontade de doce sem sabotar seus esforços de perda de peso”, disse.
A seguir, confira algumas dicas importantes para não comer doces em excesso durante a Páscoa.
ATENÇÃO AO AÇÚCAR
A primeira sugestão é ficar atento ao teor de açúcar dos ovos de chocolate e outros produtos de Páscoa. Willian destaca que, para não burlar a dieta, é importante dar preferência aos itens com maior porcentagem de cacau.
“Comprar ovos de chocolate com maior teor de cacau e menos açúcar é uma alternativa interessante. Há também pode escolher opções de chocolate com ingredientes naturais e orgânicos”, declarou.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O nutricionista também sugere não abandonar a alimentação saudável durante a Páscoa. Além disso, é possível combinar o consumo do chocolate com frutas e outros produtos.
“Outra dica é tentar combinar os ovos de chocolate com alimentos saudáveis, como frutas ou nozes. Isso pode ajudar a equilibrar a ingestão de açúcar e gordura”, frisou.
FAÇA VOCÊ MESMO
Willian considera uma estratégia importante preparar a própria alimentação. Dessa forma, será mais fácil seguir a dieta durante o período mais doce do ano.
“Considere fazer seus próprios chocolates caseiros usando ingredientes mais saudáveis. Existem muitas receitas disponíveis que podem ser facilmente encontradas na internet”, pontuou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram