27 de julho de 2025

Bombeiros registram quatro mortes por afogamento na última semana; veja cuidados

Thálef Santos

Publicado em 10/04/2023 16:20

Compartilhe:

Corpo de Bombeiros Militar do Piauí – Foto: Thálef Santos/ClubeNews

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

Quatro mortes por afogamentos foram registradas pelo Corpo de Bombeiros nos últimos sete dias, no estado do Piauí, segundo a tenente-coronel Najra Nunes.  As ocorrências foram nas cidades de Piripiri, Buriti dos Montes, Boa Hora e Piracuruca.

Entre as vítimas, estão adolescentes e idosos, acompanhados ou não em banhos e travessias de rios e barragens. Sobre os casos mais recorrentes nessa época do ano, a oficial apresenta os riscos e cuidados necessários para aproveitar os banhos.

“Boa parte dessas pessoas que se afogam, que vimos nos últimos afogamentos também, são pessoas que sabiam nadar e que achavam que conheciam o local, mas aí é que está o perigo”, avisou.

A oficial ressaltou que mesmo para os conhecedores dos locais de banho, algumas surpresas podem chegar com as chuvas intensas e surpreender os banhistas.

A tenente-coronel explicou que nessa época do ano, que os rios e barragens recebem maior volume de água, esses locais se modificam, se transformam.

“Aparecem buracos onde não haviam, deslocamentos de pedras, troncos e galhos de árvore que podem causar acidentes até fatais como temos visto. A correnteza está muito forte”, explicou.

Tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros – Foto: Thálef Santos/ClubeNews

Najra Nunes também ressaltou que devido à abundância de água, mesmo com a aparência de calma superficialmente, o fluxo de água abaixo da superfície pode estar intenso. Além disso, a tenente-coronel lembra a importância de estar acompanhado e sóbrio nos banhos.

“Nunca entrar em balneário nenhum sozinho, sempre com outra pessoa com condições de realizar o salvamento e jamais ingerir bebida alcoólica, porque o uso dela retarda os movimentos, sua percepção de perigo e te deixa lento, mesmo que seja pouco e aí é que você não percebe. E a distância dessa outra pessoa com você é a distância do seu braço”, detalhou.

Para finalizar, ela destacou que caso uma pessoa passe mal, fique sem forças, ou perca a consciência longe de você, a correnteza pode levá-la para mais longe rapidamente e impossibilitar o salvamento.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

COM AMIGOS: Rapaz de 18 anos morre afogado durante banho no Rio dos Matos em Piripiri

AO SAIR DE VELÓRIO: Um idoso de 60 anos morreu ao tentar atravessar o Rio Poti, na cidade de Buriti dos Montes

COM AMIGOS: O corpo do estudante Yolavio Rodrigues, de 15 anos, foi encontrado por pescadores locais após o adolescente desaparecer nas águas do rio Corrente, na localidade São Vicente em Boa Hora

COM A COMPANHEIRA: O corpo de jovem Mateus Bruno, 26 anos, foi encontrado próximo ao sangradouro da Barragem de Piracuruca, no dia 5 de abril de 2023

COM AMIGOS: Inário Rodrigues morreu afogado ao tentar atravessar a nado o açude São Vicente em São Miguel do Tapuio, distante cerca de 226 km de Teresina

 

Leia também: