
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o mutirão de catarata permanece até o próximo domingo (16), em Teresina. A ação ocorre na Praça dos Correios, bairro Dirceu II, até sexta-feira (14), mas, a partir do sábado (15), o atendimento acontece na Unidade Básica de Saúde do bairro Parque Piauí, zona Sul da cidade. Com isso, cerca de 2.500 pessoas devem ser atendidas durante os quatro dias de mutirão
Segundo o diretor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da FMS, Maycon Moreira, o intuito é acelerar a longa fila de espera pela cirurgia de catarata.
“Queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que poderão viver de forma mais segura com a recuperação da visão e zerar a fila de cirurgias de cataratas pelo Sistema Único de Saúde”, comentou.
Para garantir atendimento na UBS do Parque Piauí, os pacientes também devem apresentar a documentação completa: cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O mutirão começa às 7h.
“Ao chegar no local do mutirão, o paciente passa por um cadastramento com a conferência dos documentos e é encaminhado para uma sala onde receberá o colírio para dilatação da pupila. Após o período recomendado, ele será chamado para os exames médicos e, por fim, é encaminhado para fazer o agendamento da cirurgia”, pontuou.
MATÉRIA RELACIONADA
Mutirão de catarata será realizado em Teresina nesta quinta-feira (13)
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto