Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
O serviço de coleta de lixo de Teresina retornou na tarde desta quinta-feira (13), após o pagamento da Prefeitura de Teresina, que depositou R$ 6 milhões, para pagar o salário referente ao mês de março dos funcionários da empresa Litucera, responsável pelo serviço de limpeza da cidade, que inclui além da coleta de lixo, varrição, poda, roçada, limpeza de cemitério e capina.
O pagamento aconteceu após reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI), na manhã desta quinta-feira (13). Desde segunda-feira (10), a capital está sem o recolhimento do lixo, que se acumulou em ruas e terrenos da cidade.
De acordo com Edson Gabriel da Silva, diretor da Litucera, o valor pago foi referente ao saldo das faturas de fevereiro. “O faturamento do mês de março, a Prefeitura ficou de pagar ainda em abril”.
O diretor explicou que existe uma dívida da Prefeitura de Teresina que está na justiça, um valor retroativo desde o início do contrato, que soma mais de R$122 milhões. “Como temos essa dívida, temos dificuldade no fluxo de caixa, que se a gente não receber na data aprazada não temos condições de pagar os funcionários, que foi o que aconteceu agora”.
Edson disse que o valor total recebido nesta quinta-feira, foi 100% destinado ao salário dos funcionários, que engloba também ticket alimentação e vale-transporte.
Atualmente a Litucera possui cerca de 2.300 funcionários que fazem todo o trabalho de limpeza de Teresina. O diretor afirmou que não é de interesse da empresa que o serviço fique paralisado e que depende da Prefeitura de Teresina, que o serviço funcione regularmente.
“Não temos intenção de fazer um blackout. Estamos há sete anos em Teresina e nunca tivemos problemas, sempre prestamos serviço de qualidade, atualmente, com essa dificuldade de fluxo de caixa, se a Prefeitura não conseguir honrar na data aprazada, nós não temos mais de onde tirar recursos”.
Sobre uma recente paralisação da coleta, Edson esclareceu que não aconteceu por atraso no salário, mas por falta de dinheiro para o combustível dos veículos. “Sempre tivemos um bom diálogo coma Prefeitura, pela primeira vez tivemos um embate que eu espero que não perdure”.
CONTRATO COM LITUCERA ENCERRA EM MAIO
Sobre a renovação do contrato entre a Prefeitura de Teresina e a empresa terceirizada responsável pelo serviço de limpeza da cidade, o diretor da Litucera, Edson Silva explicou que o contrato encerra no final de maio e que não pode dizer como vai ficar a situação.
“A cidade não tem opção, se não manter um contrato como esse, seja com nosso consórcio ou com entra empresa. A Prefeitura deveria ter feito a licitação, por algum motivo não fez em tempo hábil e findando o nosso contrato, eles vão tem que fazer um contrato emergencial, e claro, que eu espero que seja com a gente, já estamos mobilizados, a cidade já conhece nosso trabalho e a solução de continuidade é mais fácil que uma empresa nova”, frisou o Edson Silva.
LEIA MAIS