
Muitas vítimas – sejam homens ou mulheres – desistem de denunciar casos de violência sexual por vergonha de irem a uma delegacia ou de fazer a perícia criminal. Segundo o Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), em Teresina, no ano de 2022, foram 516 casos de perícia após estupro.
Nesta semana, a Polícia Técnico-Científica promove treinamento em Atendimento e Perícia em Violência Sexual para proporcionar melhor acolhimento às vítimas de violência sexual em hospitais e órgãos periciais.
O evento acontece nos dias 18 e 19 de abril, das 08h às 12h, no auditório da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), no bairro Saci, na zona Sul de Teresina.
O treinamento será para gestores, servidores e colaboradores das unidades do Departamento de Polícia Científica e dos órgãos de Saúde e Segurança Pública.
Antônio Nunes, diretor do Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil, comenta que os profissionais também serão orientados a aperfeiçoar a realização de perícias e coletas de vestígios nos crimes sexuais, tanto em local de crime quanto em hospitais e no Instituto de Medicina Legal (IML).
“Trabalharemos também na implementação de medidas preventivas de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis em vítimas de violência sexual. O treinamento deve proporcionar ainda o conhecimento de todas as regras normativas e doutrinárias que assegurem as devidas condições legais em que se encontra a vítima”, conclui Antônio Nunes.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
