27 de julho de 2025

Chico Lucas anuncia novo projeto para segurança pública em Teresina

Emanuel Pereira

Publicado em 19/04/2023 18:14

Compartilhe:

Secretário de Segurança, Chico Lucas – Foto: Carlienne Carpaso

Emanuel Pereira* e Felipe Pereira
emanuelpereira@tvclube.com.br

O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta quarta-feira (19), novas medidas para garantir maior proteção aos teresinenses, mas não declarou quando a iniciativa será efetivado.

Segundo ele, o projeto “Áreas Integradas de Segurança Pública” vai dividir a capital piauiense em dez regiões, com o intuito de facilitar o trabalho policial.

Chico Lucas detalhou a estrutura do projeto, que vai contar com a participação da sociedade civil para acompanhar o trabalho da polícia.

“Cada região terá um batalhão da Polícia Militar, uma delegacia seccional e um conselho social, no qual as pessoas poderão exigir a prestação de contas do trabalho realizado”, declarou.

CENTRO DE TERESINA

Deve haver uma atuação especial do projeto no centro da cidade. Conforme o secretário, esta zona sofre mais com problemas sociais que criminais e pretende evitar que a localidade se transforme em uma cracolândia.

“O maior problema do centro é o uso de drogas e os usuários, geralmente, cometem furtos e arrombamentos. Não podemos permitir que a zona se torne uma nova cracolândia”, disse.

BATALHÃO RURAL

A segurança pública também deve ser reforçada na zona rural de Teresina. Chico Lucas prometeu a instalação do Batalhão Rural, em provável parceria com a Secretaria de Estado do Agronegócio.

“Além do batalhão, será construída a delegacia rural. Ambos vão estar localizados no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde”, afirmou.

DEMAIS ÁREAS

Segundo o secretário, as seguintes áreas também vão compor o projeto: zona Leste I e II; zona Norte I e II; zona Sudeste I e II e zona Sul I e II.

“Cada uma das dez áreas terá o policiamento especial, o policiamento comunitário e ações sociais de esporte e lazer, para evitar que mais pessoas entrem no mundo do crime”, concluiu.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto

Leia também: