
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) recebeu a denúncia de corrupção, feita pelo Ministério Público Estadual (MPPI), contra a prefeita do município de Guadalupe, Maria Jozeneide Fernandes Lima, conhecida como “Neidinha”. Ela é suspeita de firmar contrato com empresa fictícia para realizar a limpeza pública na cidade.
Além dela, a participação dos agentes municipais Georgiano Fernandes Lima Filho, George Fernandes Lima, João Gabriel Fernandes Lima e Edvan José de Sousa Morais também é investigada.
Conforme a denúncia, a empresa faria limpeza urbana entre 2017 e 2019, mas não possuía patrimônios, capacidade técnica ou sede. A investigação apurou que a empresa recebeu sucessivos pagamentos do município sem prestar nenhum serviço. Os valores repassados eram supostamente usados para cobrir despesas pessoais dos suspeitos e seus familiares.
Caso os crimes sejam confirmados, a prefeita e os agentes municipais devem responder por de corrupção ativa majorada, corrupção passiva majorada, organização criminosa majorada com participação de funcionário público e lavagem de dinheiro.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto