Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O ideal de valorizar a gastronomia do Piauí motivou três amigos a desenvolver uma iguaria similar à pasta de amendoim, mas produzida com castanha de caju.
O alimento se destaca pela originalidade e por ser muito saudável, além de já ser conhecido como a “Nutella piauiense”. Assim como ocorreu com a verdadeira Nutella, o trio almeja conquistar o paladar de todo o mundo com um produto que revela a criatividade da culinária em Teresina.
Tudo começou com uma ideia do engenheiro civil Paulo Gomes, de 27 anos. O profissional atuou por algum tempo em sua área de formação e logo sentiu vontade de empreender.
O jovem nunca havia percebido o quanto a castanha de caju é valiosa, até alguns amigos estrangeiros – apreciadores da iguaria – comentarem sobre o quanto é difícil encontrar este item no exterior. Então, surgiu a ideia de criar a pasta em 2021.
“A castanha faz parte da rotina do piauiense, mas isso é bem diferente para quem mora no exterior. Quando despertou a vontade de abrir meu próprio negócio, lembrei do que meus amigos estrangeiros falaram e resolvi investir em um novo produto, cuja matéria-prima fosse a castanha do caju”, disse.
A proposta contou com o apoio do amigo José Valnir, também engenheiro civil. Em seguida, eles apresentaram a ideia ao Chef de cozinha Henrique Mendes, gastrônomo há mais de sete anos, ele aceitou fazer parte do projeto, com a certeza que poderia contribuir à expansão da gastronomia piauiense.
“A criação de pratos com produtos típicos do estado é uma maneira e incentivar a criatividade gastronômica. A pasta de castanha e rica em cultura e regionalidade e considero importante valorizar essa característica para elevar a gastronomia de todo o Nordeste”, afirmou.
Após desenvolver receitas e fazer muitos testes durante cerca de um ano, o trio lançou o produto e criou o empreendimento em outubro de 2022. Os clientes do Piauí já provaram e aprovaram a pasta de castanha de caju. Agora, os empresários almejam mostrar, ao mundo inteiro, o que há de melhor na gastronomia piauiense.
NUTELLA PIAUIENSE
O alimento é tão saboroso que, segundo Paulo, já é chamado de “Nutella piauiense”. O produto original até serve como inspiração, porém, a pasta de castanha de caju é diferencia, especialmente no que se refere à saúde.
“Apesar da Nutella ser, de certa forma, uma referência, nosso produto tem uma proposta diferente. O público demonstra interesse em algo mais saudável e natural, sem conservantes, sem glúten e sem açúcar”, pontuou.
No cardápio de pastas de castanha, os empresários incluíram os sabores integral (vegano), chocolate branco crocante e chocolate ao leite (vegetarianos), ideais para comer com pães e frutas.
Para conquistar um lugar à mesa de brasileiros e estrangeiros, eles investem em qualidade e durabilidade.
“Buscamos valorizar o sabor da castanha, pois é o elemento principal da pasta e traz associações com comidas típicas do Nordeste. O foco é manter a qualidade e encontrar formas de aumentar o prazo de validade para proporcionar uma experiência incrível aos consumidores”, explicou Henrique.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar