
Encerra, nesta quarta-feira (3), o prazo dos servidores públicos de Teresina para atualizarem os dados de recadastramento com as informações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE).
Os servidores que não cumprirem a medida no prazo terão o salário suspenso até a regularização dos dados.
“O município tem obrigação de informar ao TCE uma declaração, agora com o CPF do pai e da mãe do servidor. O servidor que não comparecer para finalizar o recadastramento pode ter o salário suspenso até que se regularize”, afirmou o secretário municipal de Administração, Leonardo Silva.
A exigência do TCE busca melhorar o acompanhamento de gastos públicos e evitar possíveis irregularidades.
“O TCE já faz cruzamentos há algum tempo e esse novo recadastramento dará maior confiabilidade a esses dados. Desta forma, o TCE poderá atuar para responsabilizar se efetivamente enxergar irregularidades. Então, se a transparência existe para isso, os órgãos de controle também devem ter acesso a esses dados”, informa José Inaldo, auditor do TCE-PI.
A atualização dos dados também facilita a checagem das folhas de pagamento, sejam do Município, Estado ou União. O auditor também explica que a checagem dos pagamentos leva a descoberta de irregularidades e possíveis sanções aos gestores.
“Não é justo que, vivendo em tempo de abundância de dados, a gente ainda permita acumulações ilegais de cargos públicos. Essa é uma das primeiras ocorrências, mas também nada impede, por exemplo, que a gente consiga verificar um prefeito que deveria fazer uma opção por salário, e às vezes o faz por seu cargo de origem, mas dando plantão”, comenta o auditor.
LINK PARA RECADASTRAMENTO: CLIQUE AQUI!