7 de julho de 2025

Assembleia Legislativa do Piauí completa 188 anos de existência

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 04/05/2023 14:49

Compartilhe:

Assembleia Legislativa do Piauí completa 188 anos de existência – Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) completou 188 anos nesta quinta-feira (4). Servidores e parlamentares se reuniram na Praça do Povo, espaço localizado em frente aos gabinetes dos deputados, para o corte do bolo.

O presidente da Alepi, deputado estadual Franzé Silva (PT), reforçou que os trabalhos no Poder Legislativo durante seu período de existência se mantiveram aliados à democracia e o respeito aos piauienses.

“Ter essa comemoração significa que a democracia está viva. No Piauí, são 188 anos de parlamento onde nós fazemos questão de todos os dias discutir o que a população precisa e a aplicação dos recursos públicos que são injetados no estado”, disse.

Wilson Brandão – Foto: Isabela Leal/g1

Longevidade parlamentar

O deputado Wilson Brandão (Progressistas) é o parlamentar mais longevo da Casa, com oito mandatos consecutivos. Ao Portal ClubeNews, Brandão destacou ter vivido momentos históricos e completou dizendo que, ao longo do tempo, o Poder Legislativo acumula feitos positivos.

“Nós tivemos as ditaduras de Vargas, quando todas as Assembleias do Brasil foram fechadas, tivemos a revolução de 1964, com a Ditadura Militar. Tivemos cassações de deputados no próprio plenário da Assembleia pelos próprios colegas deputados por conta da pressão dos militares. Mas o principal é que a Assembleia sempre foi o sustentáculo da nossa democracia”, contou.

Histórico

A primeira reunião de deputados piauienses aconteceu em 1835, na cidade de Oeiras, quando esta ainda era a capital da então província do Piauí.

Anteriormente, a Assembleia Legislativa Provincial do estado contava com apenas 20 deputados, contrariamente aos 30 eleitos na atual legislatura. Antes a duração do mandato era de apenas dois anos, e passou a ser de quatro anos apenas após a Proclamação da República.

Leia também: