29 de julho de 2025

Rafael Fonteles recebe medalha em alusão aos 50 anos da PGE-PI

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 08/05/2023 16:04

Compartilhe:

Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) foi condecorado com a medalha em alusão aos 50 anos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PI), nesta segunda-feira (8), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A solenidade aconteceu no Plenário da Assembleia, com a presença de parlamentares e de secretários da gestão. Na oportunidade, também receberam a honraria o presidente do Tribunal do Justiça (TJ-PI), Hilo de Almeida, e o presidente do Tribunal de Contas Estado (TCE), Kennedy Barros.

Durante fala na tribuna, Rafael Fonteles elogiou o trabalho da PGE ao longo dos anos. “A nossa procuradoria é formada por homens e mulheres muito talentosos, dedicados. Não é à toa que nós estamos tendo diversas vitórias políticas em função da competência técnica desses profissionais”, disse.

O procurador-geral do estado, Francisco Gomes Pierot Júnior, destacou o papel desempenhado pelo órgão ao longo dos anos e disse que a atuação da PGE garante a governabilidade dos gestores, protegendo o território piauiense e o Poder Executivo.

“A procuradoria vem se consolidando ao longo dos 50 anos, na busca do estado democrático de direito. Tem papel fiscalizar os atos do Poder Público. Foram 50 anos de serviços, prestando um papel de excelência, com os principais da transparência, eficiência e impessoalidade, no compromisso com a legalidade e com o zelo pela coisa pública”, disse.

A entidade é responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Governo.

A PGE/PI completou 50 anos de existência no último dia 27 de fevereiro. Ela foi criada pela lei delegada 91, de 1973, durante o primeiro mandato do governador Alberto Silva. Antes, o órgão era conhecido como Departamento Jurídico do Estado.

Leia também: