
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Ryan Coutinho, o pequeno atleta de Picos, no Sul do Piauí, conquistou o título de campeão brasileiro de Jiu-Jitsu, da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), na categoria Mirim 1 cinza médio. Com inspiração no pai atleta, Michel Coutinho, e ajuda da mãe nutricionista, Derlane Leal, Ryan acumula 14 medalhas de ouro e uma de prata.
O atleta-mirim de apenas 7 anos tem no currículo os títulos de bicampeão piauiense de jiu-jitsu, bicampeão mundial pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), campeão na Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro (AJP) Internacional North East, campeão teresinense, campeão Parnaíba Open e, agora, campeão brasileiro pela CBJJ.
O talento no esporte não é surpresa. Entre as conquistas, o pai Michel também tem destaque no jiu-jitsu, como tricampeão mundial pela CBLP. A mãe, Derlane, auxilia os atletas em casa com a dieta necessária para manter o corpo ideal para cada categoria de competição.
O pai Michel contou ao Portal ClubeNews que Ryan foi líder do ranking piauiense pelos últimos dois anos. “No ano passado ele foi campeão no Piauí e no Ceará. Agora, ele é campeão brasileiro na categoria dele”, informou.
“Ele conseguiu fazer até o que eu ainda não consegui, ganhar o brasileiro de jiu-jitsu, o campeonato mais importante no Brasil. Com tão pouca idade, ele já conquistou um título tão expressivo como esse”, afirmou Michel Coutinho.
Lutas de Ryan nas competições
Ryan começou os treinos aos quatro anos de idade. Em maio de 2021, entrou na sua primeira competição. Desde então, o atleta segue a caminhada de conquistas até chegar ao topo do pódio brasileiro, e já com conquistas internacionais. Nas redes sociais, os pais comemoram a vitória mais recente com orgulho.
A competição aconteceu no mês de abril, na cidade de Barueri-SP. Segundo Michel Coutinho, este é o “maior Campeonato de Jiu-jitsu do Brasil e um dos maiores do mundo.
“Foi considerado o maior de todos os tempos com 8.000 atletas inscritos”, completou o pai. Ryan foi o único atleta Mirim na cidade a ganhar esse evento.
“Foram muitas emoções antes e durante esse campeonato, quem viu os stories no dia conseguiu sentir essa emoção junto comigo”, disse Derlane Leal, mãe da criança.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.