
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), assinou o decreto de criação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP). A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (10), no Palácio de Karnak.
As AISPS têm o objetivo de delimitar geograficamente as áreas em que as polícias Civil e Militar atuarão em conjunto, integrando Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar.
Cada uma das AISPS contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, disse que as ações fazem parte de um conjunto de medidas para otimizar o sistema de segurança do estado.
“Vamos dividir o estado em 31 aéreas. Em Teresina, serão 10 áreas. Cada uma dessas áreas terá um Batalhão e um delegado geral responsável. As gratificações e as bonificações às polícias serão definidas com base nos números de inquéritos relatados, prisões e apreensões”, destacou.