Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br
Setenta moradores de um condomínio localizado no bairro Triunfo, zona Sul de Teresina, organizaram uma vaquinha para tapar os buracos da Rua Cândido Portinari, que fica em frente ao condomínio. O grupo comprou areia, brita e cimento e contratou funcionários por conta própria.
De acordo com um dos colaboradores, Volmir Garcia, uma das vizinhas chegou a cortar o pneu do carro em um dos buracos da rua, e ao se queixar no grupo de Whatsapp, ela sugeriu que todos se reunissem para fazer o conserto. Com isso, eles decidiram fazer os reparos por conta própria.
“A gente passa cinco, seis vezes por dia (na rua), e o carro bate, buracos muito grandes. Os carros pequenos batem o para-choque no chão e quebram. Já houve casos de estourar os pneus; então, não dava para esperar a Prefeitura Municipal”, explicou.
O morador ressaltou que cerca de R$ 1.500 já foram arrecadados e, mesmo assim, pode faltar um pouco. “Mas mais gente vai colaborar e o serviço está sendo feito. Começamos segunda-feira (8) e acredito que até a sexta-feira (12) vai estar tudo pronto”.
Na obra, os paralelepípedos são reposicionados e interligados pelo concreto. Um lado da pista já foi reformado e outro estará pronto até o final da semana.
“A rua estava muito ruim. A moradora, quando teve esse prejuízo, reclamou e sugeriu que a gente se reunisse para arrumar, porque quando fui síndico, arrumei uma vez; agora, não sou mais o síndico, mas cedi a minha conta para os depósitos. Foram 70 Pix e agora estamos arrumando a rua”, disse Volmir.
Ele explicou ainda que o local passa muitos caminhões e que em quatro, cinco meses a rua já está com muitos buracos. “Com a iniciativa dela, nós nos reunimos, nos organizamos, arrecadamos o dinheiro e estamos tapando os buracos”.
O QUE DIZ A SAAD SUL
A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul informou “que a Gerência de Obras e Serviços não foi notificada acerca dos problemas na rua Cândido Portinari – Triunfo”.
“Portanto, esclarece que as solicitações de serviços, podem ser feitas presencialmente, através do protocolo, na sede da superintendência, localizada na Av. Barão de Gurgueia, 2630 – São Pedro”.