O Siespi assim como o Fundesprorte serão executados a partir de benefícios fiscais na área do ICMS, principal imposto estadual. Com a medida legislativa, pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir impostos para destinar os recursos a projetos esportivos em todo o Piauí. A previsão é que o projeto destine cerca de R$ 6 milhões ao esporte do estado.

Os projetos inscritos serão avaliados por um conselho deliberativo formado por representantes do Governo do Estado, de entidades da sociedade civil e de federações esportivas. As empresas interessadas a serem mecenas de projetos esportivos aprovados pelo conselho deliberativo do Siespi poderão deduzir até 100% do valor devido de ICMS, a depender da aprovação da Secretaria Estadual de Fazenda.

O sistema tem o objetivo de estimular e desenvolver as práticas desportivas e paradesportivas do Estado do Piauí, como forma de investimento nas seguintes áreas:

– patrocínio a projetos de desporto e paradesporto para entidades afins;
– patrocínio de eventos esportivos;
– patrocínio ao esporte amador e profissional;
– construções de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos;
– reformas de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos;
– manutenção e aquisição de equipamentos esportivos públicos ou de entidades sem fins lucrativos;
– formação e capacitação de atletas, técnico e outros profissionais do esporte;
– despesa com passagens áreas ou terrestres para participação em competições regionais, nacionais e internacionais para atleta ou equipe do esporte profissional ou amador.

Já o novo Programa Bolsa Atleta Piauí tem o objetivo de conceder bolsas às pessoas praticantes e treinadores de esportes de rendimento, para valorizar e beneficiar atletas e técnicos representantes do estado do Piauí em competições internacionais, nacionais, regionais, estaduais e municipais.

A prioridade será das modalidades olímpicas e paraolímpicas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro ou pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, sem prejuízo, análise e deliberação das demais modalidades reconhecidas pelo Ministério do Esporte. O programa é dividido nas modalidades talento individual, talento coletivo e treinador.

Confira o decreto que criaram as duas novas leis clicando aqui