
Carlienne Carpaso e Isadora Cavalcante
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
Qual o seu nível de paixão quando o assunto são cachoeiras? Para o empresário Messias Macedo, 40 anos, é sinal de aventura em família acompanhada de um gostinho de infância. Ele e a esposa, Carliane Rezende, já frequentaram mais de 15 cachoeiras piauienses.
Como fã de carteirinha do turismo do Piauí, Messias conta que sua relação com as cachoeiras começou ainda cedo, pelo incentivo de seu pai que o levava ao interior para banhar nas “quedas de água”.
“Essa conexão surgiu desde criança quando meu pai me levava para o interior para passar o fim de semana. Eu gostava mais da época de inverno, devido às cachoeiras que se formavam durante as chuvas”, conta o empresário ao Portal ClubeNews.

A paixão individual se somou em dois quando ele conheceu sua esposa com quem vive há 19 anos. Ela, que também é bastante aventureira, tornou a atividade de cachoeiras em tradição de família.
“Meu jeito deu certo com o de minha esposa, que também é muito aventureira; nós vamos juntos para todas. A nossa família toda participa, vamos acampar com nossos filhos, amigos. Temos até um grupo no celular. Gostamos dessa folia”, disse Messias.
ROTA DAS CACHOEIRAS
No início do mês de maio, o Governo do Piauí instituiu – oficialmente – a Rota das Cachoeiras como parte do roteiro turístico do Piauí. Essa ação busca promover a valorização das potencialidades turísticas do estado.
A rota oficial inclui os municípios de Esperantina, União, Piracuruca, Batalha, Cocal dos Alves, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí, São Félix do Piauí, Valença do Piauí e Alto Longá.
Para o guia turístico, Vinícius Europeu, da região de Pedro II, a sanção da lei auxilia também na conservação da natureza.
“Como guia, esperamos com essa nova lei melhoria na questão de preservação, pois, as cachoeiras do Piauí ainda precisam de uma atenção maior. Muitas pessoas deixam lixo, fazem pichações, fogueiras em locais proibidos. Esperamos que isso possa melhorar em todo o Piauí”, conta o guia ao Portal ClubeNews.

A lei prevê a formatação de um roteiro integrado com a participação de prefeituras. Também deve participar desse roteiro as instituições da administração pública do Piauí voltadas para o incentivo ao turismo e ao meio ambiente.
Também participam da rota as entidades dos guias turísticos e da iniciativa privada ligadas às atividades de transporte, alimentação, saúde, cultura, segurança, educação e hotelaria.
A Secretaria de Estado do Turismo será responsável por cadastrar os prestadores de serviços nas diversas áreas, que também prestará as informações sobre os passeios, horários, locais, datas e transporte credenciado.
LEIA MAIS
De Esperantina a Batalha: veja opção de trilha, cachoeiras e aventuras no Piauí
Ministério do Turismo destaca Pedro II como cidade para aproveitar o frio no Nordeste
Conheça o circuito de cachoeiras na região de Piripiri, no Norte do Piauí
Pedro II está entre cinco cidades listadas para curtir inverno no Nordeste
Banho em cachoeiras: veja orientações para evitar acidentes e afogamentos
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso