
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O policiamento aéreo noturno será implantado em Teresina nos próximos dias, após a aquisição de um farol de busca para auxiliar as ações do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer), da Polícia Militar do Piauí.
O equipamento é composto por sistema de mapeamento, duas lentes ópticas e luzes infravermelhas e brancas, e foi testado nos últimos dias, a fim de garantir segurança à população da capital.
Segundo o comandante do BOPAer, tenente-coronel Cleber Bezerra, a aeronave participa de operações das Polícias Civil e Militar, funcionando como potencializador nas modalidades de policiamento.
Além disso, o veículo, se necessário, pode ser usado em atendimento aeromédico, combate a incêndios em florestas e salvamento durante o policiamento no litoral no período de veraneio
“A aeronave também é empregada no combate à criminalidade, ao novo cangaço, fazendo patrulhamento de apoio às unidades que estão no solo. Ela também pode fazer transporte de tropas se preciso for. Além de todas essas modalidades de policiamento e desses variados modos de emprego, seja no transporte de doentes, de feridos, seja no resgate de pessoas em situação de afogamento em rios e mares, além de combate ao incêndio, a aeronave agora com a aquisição de uma nova ferramenta, que é um farol de busca, para que ela possa fazer o patrulhamento noturno”, pontuou.
Para o tenente-coronel, o batalhão está completo com a utilização dessa ferramenta e a implantação do policiamento noturno, visando intensificar o policiamento e prestar apoio no combate à criminalidade.
“O Batalhão de Operações Aéreas está completo com a utilização dessa ferramenta. Assim, poderemos realizar o patrulhamento noturno. É mais uma ferramenta a serviço da sociedade piauiense que vai intensificar mais ainda o combate à criminalidade na capital, bem como no interior. A sua importância é tremenda. É uma ferramenta que poucas unidades policiais no Brasil possuem e hoje o estado do Piauí adquiriu esse farol de busca noturno e assim nós iremos realizar esse patrulhamento, trazendo mais segurança para nossa sociedade”, completa.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto