27 de julho de 2025

TRE marca eleição para prefeito em São Lourenço do Piauí

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 19/05/2023 11:57

Compartilhe:

Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) marcou a data da eleição suplementar para definir os novos prefeito e vice-prefeito de São Lourenço do Piauí, distante cerca de 558 km de Teresina. O pleito será realizado no dia 6 de agosto.

A determinação foi expedida durante a Sessão Judiciária Ordinária do dia 16 de maio, com o parecer favorável do Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha. O relator do processo foi o presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira.

No dia 11 de abril de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito de São Lourenço do Piauí, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD), e do vice, Valdeci Paes de Castro (PSB), suspeitos de compra de voto nas eleições de 2020.

A coligação A Vitória é do Povo e a ex-candidata à Prefeitura de São Lourenço, Michelle de Oliveira, ajuizaram uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), acusando a chapa vencedora de oferecer dinheiro e vantagens em troca de voto.

Multa

Também foi determinada a aplicação de multa no valor de 50 mil Ufirs para cada um dos candidatos envolvidos. O último valor da Ufir federal é R$ 1,0641, fixado em janeiro de 2000.

Gestão interina

O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí, Iran Damasceno Ribeiro, assumiu a prefeitura da cidade, no dia 14 de abril, após a cassação do irmão Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e do vice-prefeito Valdeci Paes de Castro (PSB).

O novo prefeito tem 58 anos, ensino médio completo, é vereador com cinco mandatos e nunca havia disputado a prefeitura da cidade.

LEIA TAMBÉM

Irmão de prefeito cassado assume cargo em São Lourenço do Piauí

Leia também: